BÚSQUEDA

País: Portugal

Dirección: Junta de Freguesia de Pínzio

Localidad: Pínzio, Pinhel

Historia:

capela.jpg

A capela está construída em granito e tem 7 metros de largura e 11 de comprimento.

Foi dedicada pela devoção popular a Nossa Senhora de Fátima e a 13 de Maio foi celebrada na capela anualmente com grande participação popular uma festa solene, com missa  e procissão, além do culto diário do terço e esporadicamente outras iniciativas, como casamentos e batizados. 

Há vários testemunhos de pessoas ainda hoje vivas, naturais das anexas de Pínzio da Abadia e próximas - que confirmam que a capela já então tinha a tradição da festa em honra de Nossa Senhora de Fátima quando sofreu obras de ampliação e de conservação em 1935 por iniciativa de Manuel dos Santos Saraiva, (1897-1968), a saber: 

  • Eufrásia dos Santos Videira, nascida a 4/1924, em Abadia; 
  • António Marcelino, nascido a 9/1925, em Trocheiros; 
  • Isabel Marques, nascida a 3/1926, em Trocheiros; 
  • Messias Amador Gama, nascido a 2/1932, em  Cheiras.

Eu próprio, hoje com 66 anos de idade,  dou testemunho de ter passado na aldeia de Abadia, como neto mais velho de Manuel dos Santos Saraiva, durante muitos anos da minha infância e juventude, frequentando a vivência da espiritualidade e arreigada tradição religiosa e de devoção a Nossa Senhora de Fátima, por ter assistido além das festas de 13 de Maio, a muitos casamentos, batizados, rezas do terço diárias, das avé Marias e do intenso culto da população da aldeia e da vizinhança.

Frequentei o seminário do Fundão ali sendo contemporâneo do atual vigário da Diocese da Guarda Manuel Alberto Pereira de Matos, que presidirá à procissão do próximo dia 12.  

Curiosamente, meu avô, era natural de Gagos e primo direito do Cardeal José Saraiva Martins e parte da sua atividade foi de divulgação das aparições de Fátima e devoção a Nossa Senhora, com a organização de peregrinações ao Santuário de Fátima.    

Nos últimos anos passou a escassear a população da Abadia e das aldeias vizinhas e a festa do 13 de Maio a fazer-se com maiores intervalos, de 3 em três anos,  mais ou menos.

Como se vê do cartaz e imagem anexos, no próximo fim de semana, 12 e 13 de Maio, volta a realizar-se este ano a festa tradicional, com procissão e missa, contando com a forte adesão e devoção da tradição popular.

Junto ainda algumas fotos da cerimónia registada em 2015, com missa campal e procissão em honra de Nossa Senhora.

220.jpg

HORARIOS

18 jul 2019

Rosario, en la Capilla de las Apariciones

  • 18h30
Rosario

Misa, en portugués, en la Basílica de Nuestra Señora del Rosario de Fátima

  • 18h30
Misa
Este site utiliza cookies para mejorar su experiencia. Al continuar navegando aceptará su utilización. Su navegador de Internet está desactualizado. Para optimizar su experiencia, por favor actualice el navegador.