12 de julho, 2017

3J3A4626.JPG

 

2.ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima encerrou esta tarde com lançamento de livro

Diretor do Serviço de Estudos e Difusão, anunciou que a 3.ª edição dos Cursos de Verão está prevista para 10,11 e 12 de julho de 2018

 

O Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, acolheu hoje o terceiro e último dia da 2.ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima.

No período da manhã, as sessões estiveram a cargo de Sónia Vazão e André Melícias, ambos do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima.

Sónia Vazão na comunicação “Os peregrinos de Fátima que vieram a ser papas e os legados pontifícios em Fátima” explicou o conceito de Legado Pontifício e lembrou que o Santuário de Fátima recebeu pela primeira vez um “embaixador extraordinário do Santo Padre” em 1946, por ocasião da coroação da imagem de Nossa Senhora.  

No segundo momento da manhã, André Melícias falou de “Os Papas diante da Imagem da Virgem de Fátima” e afirmou que a imagem que se encontra na Capelinha das Aparições é “um dos ícones marianos mais reconhecidos à escala mundial”, e dessa forma o comportamento dos Papas ou dos peregrinos diante da imagem de Nossa Senhora é idêntico: “entrega de flores à chegada, oração com problemas quotidianos e a despedida emotiva”.

Durante a tarde, o diretor do Serviço de Estudos e Difusão, Marco Daniel Duarte, recordou “As ofertas dos papas ao Santuário de Fátima”, naquele que foi o último momento formativo do curso. Marco Daniel Duarte lembrou as ofertas dos Papas ao longo da história e incentivou os formandos a “olhar para estes documentos da história como fontes do comportamento humano”.

Na sessão de encerramento, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto manifestou a “satisfação por estar presente” e poder prestar a sua “gratidão” ao Pe. Luciano Cristino.

“O senhor é o nosso historiador, da diocese de Leiria-Fátima e do Santuário de Fátima, trabalho esse a que se dedicou de alma e coração e por inteiro, vivendo dedicado ao Santuário e aos peregrinos”, reiterou o prelado.

No lançamento do livro “As aparições de Fátima: reconstrução a partir dos documentos”, de Luciano Coelho Cristino, cuja apresentação foi feita pelo reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, foi lembrado o percurso do capelão, que chegou ao Santuário em 1974 e dois anos depois assumiu a chefia do Serviço de Estudos e Difusão.

“O Doutor Cristino, como é conhecido, é memória viva de meio século de vida deste Santuário. A sua vida funde-se com o último meio século da história de Fátima”, afirmou o reitor.

Por seu turno, o Pe. Luciano Cristino recordou o seu princípio de vida e todos aqueles que com ele se cruzaram em 37 anos de trabalho no Serviço de Estudos e Difusão, e num gesto de gratidão disse: “agradeço ao Santuário este livro que vou estudar muito bem, para aprender das minhas próprias palavras”.

O curso, intitulado “Fátima e os Papas”, homenageou Luciano Coelho Cristino, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima entre 1976 e 2013, figura de grande relevo no desenvolvimento do estudo das temáticas ligadas à História e Mensagem de Fátima. Da sua prolífera obra, destaca-se todo o labor em prol da Documentação Crítica de Fátima.

A 2.ª edição dos Cursos de Verão contou com  75 formandos oriundos de Portugal, Espanha, Brasil e EUA das mais diversas áreas: arte e património, história, ciências religiosas, economia social, turismo, matemática e física, ciências da comunicação, entre outras. O diretor do Serviço de Estudos e Difusão, na sessão de encerramento anunciou que a possível data para a 3.ª edição dos Cursos de Verão será 10,11 e 12 de julho de 2018.

O primeiro dia desta edição contou com sessões de Ana Maria Jorge, António Matos Ferreira, Pedro Valinho Gomes e Bruno Cardoso Reis. O tema central do primeiro dia foi o Papado, desde da sua origem à Idade Média e também na época moderna e contemporânea. Foram ainda abordados temas sobre Pio XXI e Fátima.

O segundo dia teve à responsabilidade dos jornalistas Octávio Carmo e Aura Miguel que recordaram as visitas dos quatro Papas.

O programa contou, ainda, com algumas atividades culturais, como a visita à exposição temporária do Museu do Santuário de Fátima: “As cores do Sol. A luz de Fátima no mundo contemporâneo” e o visionamento do documentário “Fátima e os Papas”.

Todas as sessões decorreram no Centro Pastoral Paulo VI, na sala João Paulo II.

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.