2019-11-19_Escola_Santuario.jpg

Escola do Santuário

Propostas de aprofundamento da espiritualidade da Mensagem de Fátima

A Escola do Santuário tem por missão aprofundar e descobrir a espiritualidade da Mensagem de Fátima, através da sua leitura em relação com experiências significativas da contemporaneidade e do reconhecimento da sua eclesialidade e relevância pastoral.

As propostas da Escola do Santuário, abertas à participação do público em geral mediante inscrição prévia, constituem-se, por isso, de itinerários formativos alicerçados na mistagogia (consciência do mistério) da Mensagem de Fátima, integrando reflexão e experiência.


Propostas para o ano pastoral de 2020-2021

BANNER_-RETIRO-DA-GRUTA-AO-CEU-_21.jpg

Da gruta ao Céu [Retiro Online]

Habitar o coração e abri-lo ao outro

12 e 13 de fevereiro | plataforma Zoom

Orientação: Irmã Sandra Bartolomeu, snsf

Apresentação

Habitualmente vivemos o tempo no frenesim de tarefas que torna o nosso olhar fraco em reconhecer no tempo as pequenas e simples oportunidades que Deus nos dá para realizarmos aquilo que nos chama a ser e a dar, para sua glória e para bem dos outros e da Casa Comum. O confinamento imposto pela pandemia força-nos a (reaprender a) estar em casa, na habitação física que nos serve de lar, mas sobretudo a confrontarmo-nos com o santuário interior da nossa consciência, fora do qual vivemos demasiadas vezes. Reduzidas as possibilidades de fuga e de relação com outras pessoas, emergem medos e dúvidas, vemo-nos obrigados a conviver com a solidão, com a finitude da vida e de todas as estruturas, e a constatar a nossa fragilidade e indigência. Este momento pode ser, ele mesmo, uma oportunidade para, na lentidão e no silêncio dos dias, nos abrirmos à escuta profunda da voz de Deus, que quer habitar-nos e conduzir-nos à sua vida plena.

Nas aparições de Fátima, o Anjo é aquele que primeiro aparece para ajudar a desvanecer o medo de adentrar no mistério e nos segredos desse santuário interior onde a escuta íntima de Deus acontece. Ele conduz Lúcia, Francisco e Jacinta, passo a passo, pelo caminho do coração ao coração de Deus e ao seu desígnio de misericórdia sobre tudo e todos.

Não podendo ser presencial, este retiro realizar-se-á por meio da plataforma Zoom, propondo fazer da casa de cada participante o lugar por excelência da escuta e do encontro íntimo com Deus, no horizonte de um recolhimento interior desejado. Será orientado pela Ir. Sandra Bartolomeu, snsf.

PROGRAMA

SEXTA, 12 de fevereiro

21h00 | Apresentação. Abrir o silêncio

               Tema 0: A gruta: uma geografia interior

SÁBADO, 13 de fevereiro

09h00 | Oração da manhã

09h30 | Partilha

10h30 | Tema 1: «Não temais! Eu sou o Anjo da Paz»

13h00 | Almoço

14h00 | Tema 2: «Curvou a fronte até ao chão»

16h00 | Intervalo

16h30 | Tema 3: «Desígnios de misericórdia»

18h30 | Partilha

19h30 | Jantar

21h30 | Oração do Rosário a partir da Capelinha das Aparições

 

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e sujeitas a confirmação. O retiro admitirá um número limitado de participantes, para que se favoreçam as condições de uma participação mais personalizada e um ambiente de grupo mais próximo.

Em momento oportuno, mais próximo da data do retiro, serão facultados aos participantes os dados de acesso ao Zoom.

INSCRIÇÕES

PDF

HORÁRIOS

23 out 2021

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.