aficonecontascomfatima23.jpg

A contas com Fátima.
Conversas para crescer na fé, na esperança e no amor

13 e 26 de outubro de 2023 | 21h15

Em plataforma digital

 

Com

P. Pedro Tavares e Ir. Sandra Bartolomeu, snsf | 13 de outubro

Miguel Cardoso e André Pereira | 26 de outubro

 

Apresentação

Fátima oferece-se à contemporaneidade como acontecimento e mensagem que nos recordam a permanente atualidade do Evangelho, qual tesouro do qual brotam «coisas novas e velhas» (Mt 13,52) para cada tempo e lugar. Reavivada no coração dos homens e mulheres dos nossos dias na voz materna da Senhora do Rosário, a boa nova da salvação anunciada e oferecida por Jesus Cristo a toda a humanidade continua a pedir a nossa escuta, o nosso acolhimento e o nosso testemunho. O testemunho constitui-se, precisamente, como meio fundamental para que o amor de Deus seja conhecido e retribuído e dê frutos de amor nas relações humanas.

O Santuário de Fátima reconhece que é também pela via da partilha franca, simples e fraterna que mutuamente nos estimulamos e apoiamos na perseverança na fé, na esperança e no amor, essas virtudes teologais que, vinculando-nos a viver com Deus, trazem para o centro do coração a vida com os outros, autênticos barómetros da verdade do nosso amor a Deus (cf. 1Jo 4,20). Fátima evoca esta categoria fundamental que convoca todos os crentes: é evento que se nos propõe testemunhalmente e que reafirma a nossa condição de testemunhas do Ressuscitado.

No mês especialmente dedicado ao Rosário e a partir deste lugar que o tem como oração sempre presente, todos aqueles que procuram crescer na fé, na esperança e no amor são convidados a tomar parte em duas conversas próximas e fraternas, nas quais os respetivos protagonistas serão desafiados a desfiar as contas da sua experiência cristã e de Fátima. Partilharão connosco esse espaço de diálogo o padre Pedro Tavares, presbítero do Patriarcado de Lisboa, e Miguel Cardoso, diretor criativo da Terra das Ideias, um e outro à conversa, respetivamente, com a irmã Sandra Bartolomeu, religiosa das Servas de Nossa Senhora de Fátima e colaboradora do Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima, e com André Pereira, diretor deste mesmo Departamento.

No pós-Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, o ‘selo’ impresso por esse acontecimento eclesial no coração destes protagonistas será também uma ‘lente’ através da qual darão a ler as suas experiências passadas e presentes e os seus horizontes de futuro, partilha que se oferecerá como testemunho e fermento para o crescimento interior de cada um dos participantes.

Procurando valorizar as potencialidades das ferramentas a que nos últimos anos fomos introduzidos e habituados, estes encontros terão lugar em plataforma digital, permitindo a cada participante vivê-los no conforto do seu lar. O primeiro acontece no serão de 13 de outubro, dia em que se faz memória da última aparição da Virgem Maria em Fátima, e o segundo terá lugar no dia 26 de outubro. Cada encontro iniciará às 21h15.

 

Condições de participação

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição e confirmação. Após a confirmação, serão enviados os dados necessários para o acesso a cada sessão online.

Inscrição: AQUI

 
PDF

HORÁRIOS

30 mai 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.