afbanner-vem-para-o-meiopais24.jpg


Vem para o meio
Férias para pais de pessoas com deficiência

 

A INICIATIVA

Inspirada nas palavras de Jesus (em Mc 3,3), a semana “Vem para o meio” destina-se a proporcionar quer às pessoas com deficiência alguns dias de férias, quer, de modo particular, aos seus pais/cuidadores um tempo de descanso, às vezes o único no ano, no qual poderão ficar ou não com eles, visto haver um corpo de voluntários ao qual ficam entregues.

A iniciativa, promovida pelo Santuário de Fátima e realizada com o apoio da Associação dos Silenciosos Operários da Cruz, decorre no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, na Estrada de Minde, em Fátima.

O programa prevê diversos momentos e atividades de convívio e de celebração, de lazer e culturais, como a visita ao Santuário de Fátima, aos Valinhos e à Praia das Rocas, em Castanheira de Pera.

Esta proposta, que se realiza pelo décimo sexto ano, destina-se apenas a pessoas que não se encontram institucionalizadas e é proporcionada a título inteiramente gratuito.

 

Turnos

  • 17 a 23 julho
  • ​27 julho a 2 agosto (dos 7 aos 21 anos, inclusive)
  • 6 a 12 agosto (dos 7 aos 21 anos, inclusive)
  • 16 a 22 agosto
  • 24 a 30 agosto
  • 3 a 9 setembro

 

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO / pessoas com deficiência

Formulário de inscrição [digital]: AQUI ou Ficha de inscrição [convencional]: AQUI

Relatório Médico: AQUI (apenas para quem participa pela 1.ª vez ou para quem não vem acompanhado)

Escala de Barthel: AQUI

NOTA: Os documentos para inscrição podem ser enviados para o Santuário de Fátima por correio eletrónico ou convencional

 

Data-limite para inscrição: 14 de junho de 2024

Esclarecimentos: [email protected]

 


afbanner-vem-para-o-meio24.jpg

O VOLUNTARIADO

Mais do que uma proposta de voluntariado, a semana “Vem para o meio” é uma experiência de entrega, doação e auto-implicação em favor do outro, na qual és convidado a despir-te da centralidade do “eu” para dar protagonismo ao “tu”, ao outro, descobrindo nele uma riqueza única.

Podes ser um dos voluntários que cuidarão das pessoas marcadas pela deficiência e nem imaginas aonde te poderão levar e que caminhos abrirão dentro de ti essas pessoas de quem cuidarás. Poderás descobrir como cada uma delas, a quem conhecerás pelo nome e de quem te sentirás amigo vencida a primeira meia-hora de confusão e temor, é um mestre da estranha sabedoria do Evangelho, que nos diz que os pequeninos é que são grandes, como se manifesta de modo tão alternativo nos pequenos Francisco e Jacinta, que viveram uma altíssima aventura de santidade. E quando já te sentires seu amigo, descobrirás que, dependendo de ti para quase tudo, têm paradoxalmente o imenso poder de te fazer questionar e até inverter prioridades e te conduzir a uma nova experiência de ti mesmo, dos outros, do mundo e de Deus.

 

Turnos

  • 16 a 23 julho
  • 26 julho a 2 agosto (dos 7 aos 21 anos, inclusive)
  • 5 a 12 agosto (dos 7 aos 21 anos, inclusive)
  • 15 a 22 agosto
  • 23 a 30 agosto
  • 2 a 9 setembro

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES / voluntariado

Inscrição: AQUI

Especificidade: ação de voluntariado que incide na iniciativa do Santuário Vem para o meio. Férias para pais de pessoas com deficiência
Destinatários: voluntários a partir dos 16 anos
Esclarecimentos: [email protected]

PDF

VEJA TAMBÉM

HORÁRIOS

21 jun 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.