Coroa com bala.jpg


Museu do Santuário de Fátima

Fundado em 1955, o Museu do Santuário de Fátima tem por missão estudar e dar a conhecer a história e a memória das Aparições de Fátima e do Santuário da Cova da Iria. Fá-lo através da preservação e exposição de diferentes testemunhos materiais que reportam ao tempo das Aparições e de múltiplos objetos que foram guardados ao longo das diferentes épocas da história de Fátima.

Na sua exposição permanente, o visitante é convidado a fazer uma viagem de afetos, porque as peças expostas são, fundamentalmente, ex-votos: objetos oferecidos a Nossa Senhora de Fátima, seja por peregrinos anónimos, seja por peregrinos mundialmente conhecidos, como é o caso dos papas. 

A peça mais emblemática da exposição é a Coroa Preciosa de Nossa Senhora de Fátima, símbolo maior dessa umbilical relação entre o oferente e a entidade a quem se destina a oferta. Nela estão joias que simbolizam as alegrias e as dores da humanidade que, em Fátima, assume de forma especial a sua condição peregrina.


HORÁRIO

Segunda-feira a domingo: 09h00 às 12h15 (última entrada) e 14h00 às 17h15 (última entrada). Bilhete: 2,00 €.

Encerra na tarde do dia 24 de dezembro, no dia 25 de dezembro e no dia 1 de janeiro.

* Nos dias 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 13 de agosto, 13 de setembro, 13 de outubro, 15 de agosto e 8 de dezembro, a Coroa Preciosa (inv. n.º 2-JOA.I.1) não se encontra no museu por coroar a veneranda Imagem de Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições.

Agendamento de visitas: [email protected]

 


Casa do Francisco e da Jacinta2.jpg

HORÁRIO

Segunda-feira a domingo: 09h00 às 12h45 (última entrada) e 14h00 às 17h45 (última entrada).

Encerram na tarde do dia 24 de dezembro, no dia 25 de dezembro e no dia 1 de janeiro.

* A partir do dia 5 de dezembro de 2022, a Casa da Irmã Lúcia encontra-se temporariamente encerrada, para obras de requalificação.

Agendamento de visitas: [email protected]

Casa de São Francisco e Santa Jacinta Marto | Casa da Irmã Lúcia

A casa em que nasceram os Santos Francisco e Jacinta Marto, os dois filhos mais novos da família Marto, e a casa em que nasceu a vidente Lúcia de Jesus, sua prima, localizam-se no lugar de Aljustrel.

A casa de Francisco e Jacinta foi adquirida pelo Santuário em novembro de 1996 e reconstruída. Em 1981, a Irmã Lúcia ofereceu a casa ao Santuário, que dela tomou posse apenas em 1986.

 

PDF

HORÁRIOS

15 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.