Coroa com bala.jpg

Museu do Santuário de Fátima

O Museu do Santuário de Fátima foi fundado em 1955. Através das exposições permanentes do Museu – Fátima Luz e Paz e Casa-Museu de Aljustrel – e das exposições temporárias, o Santuário de Fátima oferece aos peregrinos e a outros visitantes uma interpretação, fazendo recurso à linguagem da museologia, dos testemunhos materiais relacionados com a mensagem de Fátima, com o desenvolvimento do próprio Santuário e com a difusão do Culto de Nossa Senhora de Fátima no Mundo.


Casa do Francisco e da Jacinta2.jpg

Horário

09h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00.
Encerram nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Casa de São Francisco e Santa Jacinta Marto | Casa da Irmã Lúcia

A casa em que nasceram os Santos Francisco e Jacinta Marto, os dois filhos mais novos da família Marto, e a casa em que nasceu a vidente Lúcia de Jesus, sua prima, localizam-se no lugar de Aljustrel.

A casa de Francisco e Jacinta foi adquirida pelo Santuário em novembro de 1996 e reconstruída. Em 1981, a Irmã Lúcia ofereceu a casa ao Santuário, que dela tomou posse apenas em 1986.


rosa de ouro.jpg

Fátima, Luz e Paz

Sob o título “Fátima, Luz e Paz”, o Santuário de Fátima mostra em exposição permanente as mais importantes peças do seu Museu, fundado em 1955 com o intuito de salvaguardar a memória das aparições e das peregrinações que, desde muito cedo, marcaram a paisagem vivencial da Cova da Iria.

Inaugurada em 2002, a exposição permanente do Museu do Santuário de Fátima acolhe anualmente milhares de visitantes que ali contactam com um espólio singular, composto pelas ofertas votadas pelos peregrinos anónimos e pelos mais altos dignitários da Igreja e da sociedade civil a Nossa Senhora de Fátima.

Horário

Terça-feira a sábado: 09h00 às 12h00 e 14h30 às 17h30 (última entrada).
Domingos, dias santos e feriados nacionais: 09h00 às 12h00 e 14h30 às 16h30 (última entrada).
Encerra à segunda-feira; dias 13, de manhã (de maio a outubro); dia 24 de dezembro, de tarde; dia 25 de dezembro; dia 1 de janeiro.

mesa expo 2.jpg

Casa-Museu de Aljustrel

Inaugurada em 1992 com o intuito de mostrar a vivência da aldeia de Aljustrel ao tempo das aparições, a Casa-Museu de Aljustrel, contígua à casa da família da vidente Lúcia, pertencera, outrora, à madrinha desta importante figura da história de Fátima.

Os ciclos temáticos que ali tomam lugar (ciclo das profissões, do pão, do traje e da casa), mostrados sobretudo a partir da coleção “Mobiliário, Casa e Trabalho”, conduzem o visitante às primeiras décadas do século XX, cenário dos acontecimentos primordiais da história e da mensagem de Fátima.

Horário

09h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00.
Encerra à terça-feira, dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.

 

Tarifário das exposições permanentes

Exposição permanente "Fátima, Luz e Paz": 1 €
Casa-Museu de Aljustrel: 1 €

Gratuidades*:

  • Crianças até aos 12 anos, inclusive;
  • Visitantes com mobilidade reduzida e respetivo acompanhante (um acompanhante por visitante);
  • Investigadores, profissionais de museologia e/ou património em exercício de funções, conservadores restauradores (mediante comunicação prévia);
  • Membros do ICOM, ICOMOS e APOM;
  • Jornalistas em exercício de funções, mediante comunicação prévia;
  • Alunos de qualquer grau de ensino, incluindo Universidades Sénior ou de 3.ª Idade, quando comprovadamente em visita de estudo e mediante marcação prévia e com a validação do Diretor do Museu;
  • Grupos credenciados de Instituições Particulares de Solidariedade Social ou de Áreas de Ação Social de Autarquias ou outras Instituições de Interesse Público mediante marcação prévia e com a validação do Diretor do Museu;
  • Grupos de catequese e outros grupos de pastoral da infância, da adolescência e da juventude, mediante apresentação de declaração paroquial;
  • Profissionais de atividade turística mediante apresentação de comprovativo de atividade no Registo Nacional de Agentes de Animação Turística (RNAAT);
  • Professores que acompanhem os respetivos grupos, mediante credencial da instituição de ensino (gratuitidade a 1 acompanhante por cada 30 pessoas);
  • Funcionários e voluntários do Santuário de Fátima.

* Em vigor a partir de 1 de outubro de 2019.

 

TARIFÁRIO E GRATUIDADES | PDF

 

PDF

HORÁRIOS

09 dez 2019

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.