12 styczeń 2018

14janganhao.jpg

 

Sanktuarium Fatimskie inauguruje cykl „Spotkania w bazylice”

14 stycznia w bazylice Matki Boskiej Różańcowej wykład wygłosi ks. Joaquim Ganhão 

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário vai acolher este domingo, dia 14 de janeiro, pelas 15h30, o primeiro de cinco “Encontros na Basílica”, agendados até novembro de 2018, inserido no programa do primeiro ano do triénio 2017-2020, com o tema genérico ‘Tempo de Graça e misericórdia’.

O orador desta primeira palestra será o Pe. Joaquim Ganhão, com o tema “Memória e Gratidão: atitudes crentes”.

Joaquim Ganhão é natural de Pedrógão, concelho de Torres Novas. Entrou para o seminário em Lisboa e seguiu os estudos na Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu a licenciatura em Teologia e a pós-graduação em Teologia Pastoral. Em 2001, foi para Roma estudar Liturgia. Concluiu o mestrado com a tese sobre o movimento litúrgico em Portugal. Regressou de Roma em 2005 e veio para Santarém, onde o bispo D. Manuel Pelino o nomeou pároco da Catedral de Santarém e, mais tarde, chefe de gabinete e responsável pela liturgia e pelas celebrações. Atualmente é também diretor da comissão diocesana para os bens culturais da Igreja e responsável pelo Museu Diocesano de Santarém. Em 2017 foi o coordenador da Comissão de Liturgia para a visita de Sua Santidade Papa Francisco.

O apontamento musical estará a cargo do grupo Cantus Novus Ensemble, sob direção de António Lourenço Menezes.

Ao todo serão cinco sessões, o II Encontro na Basílica, realiza-se a 11 de março com a palestra O reconhecimento eclesial das aparições de Fátima, pelo Pe. João Paulo Quelhas, capelão do santuário de Fátima seguindo-se, a 3 de junho, o III Encontro sobre o tema Graça e Misericórdia: as aparições de Pontevedra e Tuy, por André Pereira. O IV Encontro na Basílica tem lugar a 9 de setembro e será sobre A Mensagem dos Papas em Fátima, por Eduardo Caseiro. O V Encontro decorrerá a 11 de novembro e será subordinado ao tema A imagem peregrina e o seu papel no anúncio da mensagem, por Marco Daniel Duarte. As palestras serão sempre seguidas de um recital de música: Eva Braga Simões com Hugo Sanchez e Carmina Repas Gonçalves, a 11 de março; o Grupo Coral Sol Nascente, sob a direção de Vianey da Cruz, a 3 de junho; João Santos (organista) a 9 de setembro e o Coro Polifónico Eborae Musica, sob a direção de Eduardo Martins a 11 de novembro.

 

PDF

PROGRAMY

20 kwi 2024

Msza św. po portugalsku w bazylice Matki Boskiej Różańcowej z Fatimy

  • 07h30
Msza św.

Różaniec w Kaplicy Objawień

  • 10h00
Różaniec
Aby polepszyć działanie, ta strona wykorzystuje pliki cookies. Kontynuując nawigację na tej stronie, wyrażasz zgodę na ich używanie. Twoja przeglądarka internetowa jest nieaktualna. Aby zoptymalizować działanie, odśwież stronę w przeglądarce.