12 styczeń 2018

14janganhao.jpg

 

Sanktuarium Fatimskie inauguruje cykl „Spotkania w bazylice”

14 stycznia w bazylice Matki Boskiej Różańcowej wykład wygłosi ks. Joaquim Ganhão 

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário vai acolher este domingo, dia 14 de janeiro, pelas 15h30, o primeiro de cinco “Encontros na Basílica”, agendados até novembro de 2018, inserido no programa do primeiro ano do triénio 2017-2020, com o tema genérico ‘Tempo de Graça e misericórdia’.

O orador desta primeira palestra será o Pe. Joaquim Ganhão, com o tema “Memória e Gratidão: atitudes crentes”.

Joaquim Ganhão é natural de Pedrógão, concelho de Torres Novas. Entrou para o seminário em Lisboa e seguiu os estudos na Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu a licenciatura em Teologia e a pós-graduação em Teologia Pastoral. Em 2001, foi para Roma estudar Liturgia. Concluiu o mestrado com a tese sobre o movimento litúrgico em Portugal. Regressou de Roma em 2005 e veio para Santarém, onde o bispo D. Manuel Pelino o nomeou pároco da Catedral de Santarém e, mais tarde, chefe de gabinete e responsável pela liturgia e pelas celebrações. Atualmente é também diretor da comissão diocesana para os bens culturais da Igreja e responsável pelo Museu Diocesano de Santarém. Em 2017 foi o coordenador da Comissão de Liturgia para a visita de Sua Santidade Papa Francisco.

O apontamento musical estará a cargo do grupo Cantus Novus Ensemble, sob direção de António Lourenço Menezes.

Ao todo serão cinco sessões, o II Encontro na Basílica, realiza-se a 11 de março com a palestra O reconhecimento eclesial das aparições de Fátima, pelo Pe. João Paulo Quelhas, capelão do santuário de Fátima seguindo-se, a 3 de junho, o III Encontro sobre o tema Graça e Misericórdia: as aparições de Pontevedra e Tuy, por André Pereira. O IV Encontro na Basílica tem lugar a 9 de setembro e será sobre A Mensagem dos Papas em Fátima, por Eduardo Caseiro. O V Encontro decorrerá a 11 de novembro e será subordinado ao tema A imagem peregrina e o seu papel no anúncio da mensagem, por Marco Daniel Duarte. As palestras serão sempre seguidas de um recital de música: Eva Braga Simões com Hugo Sanchez e Carmina Repas Gonçalves, a 11 de março; o Grupo Coral Sol Nascente, sob a direção de Vianey da Cruz, a 3 de junho; João Santos (organista) a 9 de setembro e o Coro Polifónico Eborae Musica, sob a direção de Eduardo Martins a 11 de novembro.

 

KATEGORIE

Geral

PROGRAMY

13 gru 2018

Różaniec w Kaplicy Objawień

  • 18h30
Różaniec

Msza św. po portugalsku w bazylice Matki Boskiej Różańcowej z Fatimy

  • 18h30
Msza św.
Aby polepszyć działanie, ta strona wykorzystuje pliki cookies. Kontynuując nawigację na tej stronie, wyrażasz zgodę na ich używanie. Twoja przeglądarka internetowa jest nieaktualna. Aby zoptymalizować działanie, odśwież stronę w przeglądarce.