04 de outubro, 2017

AF BANNER Ciclo de Musica Sacra.png

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima recebe concerto “Ecos de Fátima”

Três coros a atuar a uma só voz: Coro do Carmo de Beja; Coro da Catedral de Lisboa e Coro do Santuário de Fátima

 

“Ecos de Fátima”, assim se intitula o concerto que terá lugar no próximo Domingo, dia 8 de outubro, pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O concerto contará com a intervenção de três coros que funcionarão como um único coro: o Coro do Carmo de Beja; o Coro da Catedral de Lisboa e Coro do Santuário de Fátima.

A iniciativa está inserida no Ciclo de Música Sacra, no âmbito da celebração do Centenário das Aparições e pretende oferecer aos peregrinos um itinerário musical que perpassa os sons que se fazem sentir desde o início das Aparições até ao momento no Santuário de Fátima.

“Embora a sua mais identitária função seja a ritual, a música em Fátima foi convocada para celebrar o acontecimento, evocando-o segundo as estéticas de cada época e segundo os objetivos de cada jornada”, diz Marco Daniel Duarte, Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima.

“São estes sons, construtores da ritualidade de Fátima que dão origem a outros sons, pois fazem-se matéria-prima para renovadas reflexões, dando origem a novas musicalidades que exprimem a experiência de viver Fátima como «local bendito» do qual, aquando do «último clamor», quando «o pranto aos olhos vem», «forçoso é ir embora»”, sublinha ainda.

O Coro do Carmo de Beja foi fundado em 1976 como Coro Litúrgico da Igreja do Carmo de Beja. Para além da atividade litúrgica, quer de âmbito paroquial quer diocesano, mantém paralelamente uma vertente cultural, com um historial de centenas de concertos por todo o país e no estrangeiro (Espanha, Bélgica e Itália). Através de várias gravações e apresentações na Rádio e na Televisão, tem sido o principal instrumento de divulgação do rico património de cânticos da tradição popular religiosa do Baixo Alentejo, recolhidos e recuperados pelo seu maestro e fundador, P. António Cartageno, e pelo P. António Aparício.

O Coro da Catedral de Lisboa, pensado desde sempre pelo seu atual pároco, o Cónego Luís Manuel Pereira da Silva – responsável pelo Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa –, começou a dar os seus primeiros passos em julho de 2011. O seu objetivo é a execução de composições litúrgicas, religiosas e sacras, em diversas ocasiões do ano litúrgico e em apresentações/concertos. A sua composição varia de acordo com as circunstâncias e/ou obras a interpretar. Para além da formação técnica, estão previstos também, periodicamente, espaços destinados à formação litúrgica e espiritual.

Formado por 40 elementos (SCTB), o Coro do Santuário de Fátima é responsável pela animação coral das principais celebrações do Santuário de Fátima da Cova da Iria, integrando-se na performance litúrgica que faz de Fátima um dos lugares mais identitários da paisagem religiosa contemporânea. Responsável por uma boa parte da difusão do canto litúrgico em Portugal, tem colaborado também em vários projetos fora do âmbito estritamente celebrativo relacionados com a vida da Igreja. O Coro do Santuário de Fátima, tendo como principal missão o serviço das assembleias, quase sempre de configuração internacional, trabalha diferentes repertórios em ordem à práxis da música em contexto orante e em projetos específicos como gravações ou concertos. É dirigido, desde a Páscoa de 2016, por Ricardo Luís Campos.

A Entrada no Concerto é livre.

 

Programa

 

ABERTURA

A. Desconhecido (m.), Afonso Lopes Vieira (t.); 1929 (t.)

Ave de Fátima (A Treze de Maio)

FÁTIMA, OS PRIMEIROS SONS

Melodia do Ave de Lourdes (m.), Gilberto Fernandes dos

Santos (t.); 1922

Em treze de Maio

N. Darros

Benedictus

J. Vicente do Sacramento; 1923

Sobre os braços da azinheira

FÁTIMA, A EXPERIÊNCIA DO LUGAR

A. Cartageno (m.), F. Melro (t.)

Venite, adoremus

M. Luís

A luz de Cristo

C. Silva (m.), A. Moreira das Neves (t.)

Senhora um dia descestes

C. Silva (m.), F. Melro (t.)

Ave, o Theotokos

A. Cartageno (m.), F. Melro (t.)

Totus Tuus, Maria

Ciclo Musica Sacra V_Folha de Sala MIOLO.indd 12 03/10/2017 10:19:07

13

A. Cartageno (m.), Heitor Morais (t.); 2000

Hino dos Pastorinhos (Salve, Pastorinhos)

B. T. Nascimento

Magnificat

C. Silva (m.)

Meu Deus, eu creio

FÁTIMA, A CELEBRAÇÃO DO ACONTECIMENTO

Ruy Coelho; 1931

Fátima – Oratória (excerto)

M. Faria (1946) (m.), A. Moreira das Neves (t.)

Hino da Coroação (Senhora, nós Vos louvamos)

M. Faria (m.), Joaquim Alves (t.)

Ó Senhora da Azinheira (Virgem Peregrina)

M. Faria; 1967

Hino do Cinquentenário

A. Cartageno (m.), J. Paulo Quelhas/J. Aparício (t.); 2007

Fátima, sinal de esperança para a humanidade (oratória dos 90

anos, excerto)

J. J. Ribeiro (m.), M. D. Duarte (t.); 2011

Hino do Centenário

---

FECHO

A. Desconhecido (m.; a partir do hino francês “Il faut

partir”), Higino Lopes Pereira Duarte (t.); 1934

Adeus de Fátima

 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.