18 de março, 2018

2018-03-18_Peregrinacao_Leiria_Fatima_2.jpg

D. António Marto desafia peregrinos a serem discípulos missionários

D. António Marto desafiou, hoje, a Igreja de Leiria-Fátima, reunida em peregrinação ao Santuário de Fátima, a ser Igreja missionária, escutando o Evangelho, sendo sinal do amor de Deus presente no Crucifixo, e dando testemunho de fé pela fraternidade.

O Santuário de Fátima acolheu, durante o dia de hoje, a 86.ª Peregrinação da diocese de Leiria-Fátima, sob o tema “A alegria de ser Igreja em caminho com Maria”.

Ao início da manhã, os peregrinos das diversas comunidades paroquiais diocesanas congregaram-se na Capelinha das Aparições onde, depois de uma saudação inicial a Nossa Senhora, recitaram o Rosário com o bispo diocesano, D. António Marto. Após este momento, a Imagem da Virgem seguiu, em procissão, para o altar do Recinto, onde foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo prelado.

Na homilia, D. António Marto lembrou, a partir da liturgia do dia, o amor presente no Mistério da Cruz, onde Jesus, pela morte e ressurreição, mostra a cada batizado um “amor totalmente entregue, gerador de um novo coração, de uma nova aliança e de uma nova esperança”.

“Queremos ver Jesus? Queremos ver o seu amor, capaz de gerar um povo novo, uma humanidade nova, que viva a fraternidade entre todos os que são filhos de Deus? E o que é que temos nós para mostrar Jesus?”, interrogou.

Na resposta à concretização desta evangelização, o bispo de Leiria-Fátima exortou os peregrinos a serem “discípulos missionários, ao encontro dos que querem ver Jesus”, lembrando três conselhos deixados pelo Papa Francisco.

“Primeiro, escutando o Evangelho, onde Jesus ressuscitado fala ao coração de cada um, e onde somos chamados a escutá-lo, a acolher a sua Palavra de vida e salvação, e a conhecer a beleza do seu rosto. Segundo, oferecendo o crucifixo, sinal que nos lembra o amor com que Jesus se entregou por nós, de tal maneira que possamos dizer como São Paulo: ‘vivo animado pela fé no Filho de Deus, que me amou e Se entregou por Mim’. Terceiro, dando testemunho de fé, em vidas configuradas em Jesus, através do amor, da caridade, da dedicação, da entrega, da doação e da solidariedade com os mais necessitados, e da luta pela justiça e pela paz.”

Perante uma assembleia de fiéis diocesanos em peregrinação a Fátima, D. António Marto pediu a intercessão de Nossa Senhora para a realização desta “Igreja missionária”.

“Peçamos a Nossa Senhora a graça de conhecermos Jesus através dela, através do seu coração e exemplo de mãe e primeira discípula do Senhor. Que ela nos ajude a testemunhar a alegria de sermos Igreja em saída, para levar ao mundo o Evangelho da alegria e da misericórdia”, concluiu.

Esta peregrinação a Fátima foi particularmente significativa para os cerca de 800 escuteiros de Leiria-Fátima presentes, devido à bênção da nova insígnia regional pelo bispo diocesano, no final da celebração. Recorde-se que a atualização da insígnia de “CNE Leiria” para “CNE Leiria-Fátima” aconteceu em junho de 2017, numa decisão justificada pela designação da diocese de pertença e pela “oportunidade de aproximação à Mensagem de Fátima”.

No final da celebração, D. António Marto deixou, a propósito da festa litúgica de São José que amanhã se comemora, uma saudação a todos os pais presentes no Recinto de Oração. Lembrou também o 5.º aniversário do pontificado do Papa Francisco, para quem rezou, em união com a assembleia, uma Avé-Maria.

Para além dos fiéis de Leiria-Fátima, foram anunciados: sete grupos de peregrinos nacionais, três grupos espanhóis, dois provenientes da Coreia do Sul, um da Polónia e outro dos Estados Unidos da América.

A Eucaristia deste domingo foi celebrada no Recinto de Oração do Santuário. A partir de hoje, a Missa dominical das 11h00, que consta do programa oficial do Santuário, passa a ser celebrada no Recinto, entrando em vigor o horário de verão. A Missa do próximo Domingo de Ramos, será, portanto, celebrada neste espaço.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.