search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Fátima apela à "urgência de não desistir da paz”, diz Presidente da República

23 de junho, 2017

FXXI_07.png

Fátima apela à "urgência de não desistir da paz”, diz Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa é entrevistado na edição da revista Fátima XXI, do Santuário de Fátima, que acaba de ser publicada 

 

Marcelo Rebelo de Sousa foi entrevistado por Graça Franco para a Revista Cultural do Santuário de Fátima, Fátima XXI, no âmbito do Centenário das Aparições e da peregrinação do Papa Francisco a Fátima e sublinha que Fátima lembra a humanidade da urgência da paz.

“Fátima, para Portugal, é uma ponte essencial para o mundo. […] para o Mundo, é uma urgência de nunca desistir da Paz”, refere o Presidente da República.

Na entrevista conduzida pela diretora de informação da Rádio Renascença, o Chefe de Estado responde a perguntas sobre o Papa Francisco, a sua relação com Fátima e com Deus ou o papel da igreja no diálogo com a cultura.

O Papa “vê o mundo de uma maneira a que nós não estamos habituados. Porque nós somos eurocêntricos”, sublinha Marcelo.

“O Imaculado Coração de Maria” é o tema do caderno temático deste número da revista Fátima XXI, coordenado por José Rui Teixeira e “procura ser variado nas vozes, plural nas abordagens e complementar nas perspetivas”.

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima e diretor da revista, salienta no editorial a importância da visita do Papa Francisco nos dias 12 e 13 de maio, como sendo “o momento culminante da celebração do Centenário das Aparições”, à qual são dedicadas as rubricas: “Chaves de leitura”, “Flaches do Centenário” e “Ápice”.

A rubrica “Fátima na primeira pessoa”, apresenta-nos o testemunho de Henrique Leitão, o Prémio Pessoa de 2014, doutorado em Física Teórica pela universidade de Lisboa e historiador da Ciência.

Neste número 7 da revista podemos também ler a entrevista ao Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado de Sua Santidade o Papa Francisco, realizada pelo vice-reitor do Santuário de Fátima, pe. Vítor Coutinho.

“Em Fátima é palpável a confiança, a intimidade, o amor que o povo, sobretudo o mais humilde, sente na relação com a Santíssima Virgem”, afirma o Cardeal Pietro Parolin.

Na rubrica “Ver Fátima”, Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, apresenta-nos a obra de Joana Vasconcelos “Suspensão”.

Foram, ainda,  publicadas nesta edição, as fotografias vencedoras do Prémio de Fotografia Centenário das Aparições, na rubrica “Paisagem Suspensa”.

“Arquivo do Santuário de Fátima, lugar de memória, identidade e ação”, é o tema da rubrica “Fragmentos de história”, elaborada por André Melícias.

Esta publicação, que conta ainda com uma grande entrevista ao Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin,  está disponível na livraria do Santuário de Fátima, na Fnac e na Bertrand.