20 de março, 2015


 





“Trata-se de uma intervenção importante e necessária que não poderíamos deixar de promover”, refere o Reitor do Santuário
Em sessão pública realizada na manhã de hoje, o Santuário de Fátima deu a conhecer o projeto do novo presbitério do Recinto de Oração, uma obra que tem como horizonte a celebração do Centenário das Aparições, em 2017, mas que se pretende concluída até outubro próximo. A sessão iniciou na Colunata de Nossa Senhora do Carmo, junto do local onde o novo presbitério está a ser construído, com a apresentação pelo Reitor, e estendeu-se à Casa de S. Miguel, onde foi possível ver a maqueta e conhecer algumas das principais características arquitetónicas, de engenharia e iconográficas do novo presbitério. A maqueta, que receberá novos elementos à medida da evolução da obra, encontra-se em exposição até ao final do dia de hoje, na Casa de S. Miguel, para permitir que quer os habitantes de Fátima, quer os peregrinos, possam conhecer melhor o projeto.
O Reitor reconhece “o enorme impacto” da obra, ao afirmar que a instituição está “consciente dos condicionalismos que trará aos peregrinos” , contudo entende estar-se perante “uma intervenção importante e necessária, que não poderíamos deixar de promover”.
A obra foi apresentada como uma necessidade: “Temos clara consciência do enorme incómodo que este tipo de intervenção trará aos peregrinos, não só por causa dos condicionalismos no uso dos espaços, mas também pelo inevitável ruído que uma obra deste género provoca e que compromete o ambiente de oração e silêncio, tão característico de Fátima. Porém, esta é uma obra necessária e vamos fazer tudo para que não demore senão o tempo estritamente necessário”.

Apesar dos incómodos, “o Santuário não pretende cancelar nenhuma das peregrinações e atividades”. A zona de intervenção da obra ocupa o atual presbitério, que está a ser desmobilizado, as escadarias do Recinto e a zona das Colunatas. O novo presbitério será uma construção completamente nova: “Em termos programáticos, pretendeu-se uma solução funcional mas com expressividade simbólica e qualidade artística. Os percursos interiores pretenderam-se amplos, garantindo a movimentação e a valorização da dimensão cénica das celebrações. Para apoio ao funcionamento do presbitério, previu-se um conjunto de espaços num piso inferior para a Capela da reserva Eucarística, a sacristia, espaço de arrumos e sanitários”.
O projeto arquitetónico é do arquiteto grego Alexandros Tombazis, o mesmo autor do projeto da Basílica da Santíssima Trindade.
“Este foi um processo moroso, pois a exigência do Santuário foi sempre muito grande, dada a importância celebrativa deste espaço e o impacto visual que tem no conjunto do Recinto de Oração”, recordou o Reitor para sublinhar que se pretendeu sempre “um projeto arrojado a nível das soluções estruturais e bem inserido no conjunto das colunatas e escadaria”. 
A nova construção, embora não exatamente no mesmo local, mas igualmente defronte da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, substituirá o presbitério que desde 1982, ocasião da primeira visita do Papa João Paulo II a Fátima, marca a fisionomia do Recinto de Oração. 
“Em 2010, no âmbito dos estudos desenvolvidos para o projeto de valorização do Recinto de Oração, o Santuário entendeu ser oportuno considerar a substituição do presbitério, optando por uma solução com carácter definitivo e que convivesse de forma harmoniosa com os diferentes elementos que compõem este espaço emblemático”, contextualizou o Reitor.
O novo presbitério pretende, no seu conjunto e em cada um dos seus elementos, ser também entendido como uma obra de arte e conseguir uma integração harmónica no espaço envolvente. Terá, nas palavras do diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, Marco Daniel Duarte, que apresentou a maqueta, três pontos fundamentais – o altar e o ambão, a Cruz e o lugar da Imagem de Nossa Senhora de Fátima –, aos quais se soma o lugar da sede presidencial, que passará a ficar no eixo da assembleia e assim mais central em relação ao Recinto. Quanto a obras de arte, Marco Daniel Duarte revelou que Filip Moroder Doss, João Mendes Ribeiro e Fernanda Fragateiro serão os autores dos principais elementos iconográficos.
A arquiteta Paula Santos, que em Portugal lidera a equipa dirigida por Alexandros Tombazis, deu também a conhecer alguns pormenores do novo presbitério: terá capacidade para 120 concelebrantes, descerá 2,4 metros na escadaria face ao atual presbitério, tornando-se assim mais próximo da assembleia. A estrutura terá uma cobertura para proteção das condições meteorológicas, em fibra de vidro. A pedra ataíja – calcário da região – com que foram construídas a escadaria e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário será o mais usado na nova construção.
No tempo de duração das obras e já a partir do próximo domingo, dia da peregrinação da diocese de Leiria-Fátima à Cova da Iria, será utilizado um altar provisório de menor dimensão.
LeopolDina Simões
PDF

HORÁRIOS

17 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.