search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Estudo e reflexão

Conferencias 6_2015-12.jpg

 

Ciclo de Conferências de 2015-2016

Salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores

Segundo domingo de cada mês | 16h00

Em cada ano do septenário celebrativo do Centenário das Aparições de Fátima, na tarde do segundo domingo de cada mês, a partir dos conteúdos fixados no itinerário temático do Centenário das Aparições, oradores de diferentes áreas refletem acerca de aspetos relacionados com a mensagem de Fátima. Este ciclo desenvolve-se a partir do tema: "Eu vim para que tenham vida".

 

13 dezembro 2015

O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador | João Duarte Lourenço

10 janeiro 2016

Em Vós está a fonte da vida | Pedro Valinho Gomes

14 fevereiro 2016

Alegrai-vos no Senhor | Alexandre Palma

13 março 2016

Alegremo-nos e façamos festa | Luís Manuel Pereira da Silva

10 abril 2016

Quem perder a sua vida... salvá-la-á | Manuel Morujão


 

 

 

«Eu vim para que tenham vida». A vida que brota de Deus no acontecer da história

Simpósio Teológico-Pastoral 2016

24 a 26 de junho de 2016

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

Dando sequência ao itinerário temático que visa preparar a celebração do Centenário das Aparições de Fátima, o último Simpósio Teológico-Pastoral antes desta celebração centra-se, como tem sido habitual, no tema do ano pastoral em curso no Santuário de Fátima, explicitando-o deste modo: «Eu vim para que tenham vida». A vida que brota de Deus no acontecer da história. Ao longo de dois dias e meio – 24 a 26 de junho – procura-se refletir sobre dimensões fundamentais da "vida em plenitude" que o acontecimento cristão possibilita como dom e experiência já de algum modo presentes e, simultaneamente, como promessa a realizar e esperança a cumprir.

Sob três perspetivas de orientação temática – a vida "recebida", "celebrada" e "doada" –, o Simpósio vai refletir, antes de mais, sobre o dom da vida nova que o evangelho de Jesus sinaliza e oferece e que a ação do seu Espírito (que é também o Espírito do Pai) atualiza em cada época e em cada lugar, ao mesmo tempo que se sublinha a tarefa de construção humana necessariamente envolvida no acolhimento desse dom. Neste contexto, o cuidado da vida aparece como exigência evangélica que pede a resposta da liberdade humana.

Refletir, num segundo momento, sobre a vida "celebrada" conduz, por um lado, a analisar o sentido existencial inerente à celebração cristã e, por outro, a descobrir – na alegria cristã, na festa, no sentido da peregrinação – elementos que fazem emergir o que é a vida em toda a sua profundidade. Uma vida que se enraíza no amor misericordioso de Deus e que, por isso mesmo, se traduz em "doação" aos outros, no agir misericordioso e compassivo, na dádiva gratuita do perdão. Colocam-se assim pilares básicos para aprofundar como a Igreja pode e deve estar hoje ao serviço da plenitude da vida.

O Simpósio abrirá os seus trabalhos com um olhar sobre a mensagem de Fátima, procurando ressaltar como nela está presente a pergunta pelo viver humano, os seus limites e fragilidades, o seu sentido mais profundo. Um sentido de vida que Maria encontra e louva no agir misericordioso e salvífico de Deus: o Magnificat é, hoje também, indicativo que ilumina e encoraja os caminhos do viver crente.


 

 

 

Cursos de verão do Santuário de Fátima

1.ª edição | Introdução ao fenómeno Fátima

14, 15 e 16 de julho de 2016

Sala João Paulo II | Centro Pastoral de Paulo VI

Preparados a pensar nos investigadores que pretendam estudar Fátima, os cursos de verão do Santuário de Fátima funcionam anualmente e visam aproximar a comunidade científica de um dos fenómenos da história religiosa mais importantes do mundo contemporâneo. Ao ano em que são abordadas temáticas transversais e de introdução ao fenómeno segue um ano que se pretende mais monográfico e onde se poderão aprofundar, por exemplo, as biografias dos protagonistas de cem anos de História.

Em 2016, o curso pretende fazer uma introdução ao fenómeno, tentando dar a conhecer os mais importantes temas ligados a Fátima.


 

 

 

Ciclo de Conferências de 2016-2017

Salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores

Segundo domingo de cada mês | 16h00

No último ano da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, o Ciclo de Conferências parte do tema anual, "O Senhor fez maravilhas", para abordar diversos aspetos da figura da Virgem Maria, que, na mensagem de Fátima, surge como a Senhora do Rosário que mostra o seu Imaculado Coração.

 

11 dezembro 2016

«Maria guardava tudo no seu coração». Da devoção a Maria a uma espiritualidade cordial

8 de janeiro 2017

«Glória a Ti, Rainha da Paz». Fátima como mensagem de Paz

12 fevereiro 2017

«Santa Maria, Mãe de Deus». A maternidade divina de Maria

12 março 2017

«Mãe da Igreja, rogai por nós». A intercessão maternal da Virgem Maria

9 abril 2017

«Maria, Estrela da Evangelização». A devoção mariana como dinamismo evangelizador


 

 

 

Fátima – História e Memória

Colóquio Comemorativo dos 100 Anos das Aparições de Fátima

26 e 27 de maio de 2017

Lisboa e Fátima

No ano em que se completa um século sobre as aparições de Fátima, os membros da Academia Portuguesa da História olham para Fátima como um acontecimento poliédrico, suscetível de ser analisado sob diversas perspetivas que permitem perceber, por um lado, o lugar do fenómeno na História de Portugal e na História do Mundo contemporâneo e, por outro, as diversas abordagens epistemológicas que os investigadores lhe têm votado.

Uma iniciativa conjunta da Academia Portuguesa da História e do Santuário de Fátima.


 

Congresso 2017 Pensar Fatima_cartaz PT.jpg

 

Pensar Fátima. Leituras interdisciplinares

Congresso Internacional do Centenário de Fátima

21 a 24 de junho de 2017

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

O Santuário de Fátima celebra, em 2017, o centenário das aparições que lhe deram origem. É inquestionável o impacto religioso e sociocultural que o fenómeno resultante desse impulso inicial teve sobre Portugal e mesmo para além das suas fronteiras. Transformado num local de peregrinação para crentes e não crentes de todo o mundo, Fátima é manifestação de variados e ricos dinamismos pessoais e sociais. Ao mesmo tempo, ao longo destes 100 anos, influenciou fortemente o catolicismo português, nas mais diversificadas dimensões. Pela crescente internacionalização, nomeadamente através da atenção que lhe têm votado os últimos Papas, essa influência expandiu-se à escala global. Na relação a Fátima, convivem pessoas, grupos e estilos de vida muito diversificados: crentes cristãos e não cristãos, não crentes, espiritualidades marcadas por forte religiosidade popular e cristãos em busca de formação, intelectuais cristãos, artistas, crentes ou não, em busca de uma possível experiência da transcendência. De todo este movimento plural, ao longo de décadas, Fátima transformou-se num fenómeno deveras rico e multifacetado. Enquanto tal, exige estudo e reflexão, para que o pensamento possa acompanhar, sem eliminar nem substituir, a vida das gentes que encontram em Fátima uma referência regular e ritual para as suas existências.

No contexto desta celebração centenária, o Santuário de Fátima, com a colaboração da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, tem vindo a promover vários simpósios, que culminarão num Congresso Internacional, de teor científico e académico, a realizar de 21 a 24 de junho de 2017. Nesse congresso serão estudadas várias das dimensões de Fátima, em perspetiva interdisciplinar: Teologia, Sociologia, Psicologia, Cultura, História, Arte, etc.

As intervenções dividir-se-ão em conferências plenárias, conferências temáticas e comunicações autopropostas por investigadores. Desse modo, pretende-se incentivar os investigadores ao estudo deste fenómeno, seja em si mesmo e a partir de documentação própria, seja em comparação com outros fenómenos semelhantes.

SITE DO CONGRESSO


 

 

 

Cursos de verão do Santuário de Fátima

2.ª edição | Os papas e Fátima

10, 11 e 12 de julho de 2017

Sala João Paulo II | Centro Pastoral de Paulo VI

Preparados a pensar nos investigadores que pretendam estudar Fátima, os cursos de verão do Santuário de Fátima funcionam anualmente e visam aproximar a comunidade científica de um dos fenómenos da história religiosa mais importantes do mundo contemporâneo. Ao ano em que são abordadas temáticas transversais e de introdução ao fenómeno segue um ano que se pretende mais monográfico e onde se poderão aprofundar, por exemplo, as biografias dos protagonistas de cem anos de História. 

Em 2017, o curso pretende apresentar as biografias de um dos mais importantes protagonistas de Fátima, fixado na linguagem interna das suas fontes como o "bispo vestido de branco".