search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

  • faltam
    • Dias
    • Horas
    • Min.
    • Seg.
  • para o Centenário das Aparições de Fátima
Transmissão Online

Hino do Centenário

Hino Centenario_capa.jpg


Mestra do Anúncio, Profecia do Amor

Apresentação do Hino do Centenário das Aparições de Fátima

Seguindo a secular convicção da Igreja – coincidente, aliás, com a realidade antropológica de tantas culturas – de que a linguagem poética, intrinsecamente aliada à expressão musical, pode manifestar e levar a manifestar o sentimento de alegria de uma especial celebração, o Santuário de Fátima promoveu dois concursos para a criação de uma composição poético-literária e musical, com o fim último de ser cantável em momentos celebrativos (litúrgicos ou não). Era objetivo do Santuário de Fátima que dessa iniciativa resultasse o hino do centenário das aparições e que este se constituísse como elemento identificador do acontecimento celebrado, facilmente apreensível e memorizável pelas assembleias que se congregam em torno da Mensagem de Fátima (no Santuário ou noutros lugares).

Intitulado “Mestra do Anúncio, Profecia do Amor”, o hino do centenário das aparições de Fátima, que ora se publica como subsídio para as comunidades que dele desejem fazer uso, resultou destes dois concursos, de cujo júri fizeram parte especialistas das áreas das Letras, da Música e das Ciências Teológicas e Bíblicas, como Maria Helena da Rocha Pereira, Vasco Graça Moura, José Tolentino Mendonça, Joana Carneiro, Eugénio Amorim, Paulo Lameiro, Virgílio do Nascimento Antunes e Vítor Coutinho.

De entre as dezenas de composições enviadas a concurso, saíram vencedoras a composição literária da autoria de Marco Daniel Duarte e a composição musical da autoria de José Joaquim Ribeiro. O hino do centenário foi cantado pela primeira vez na Peregrinação Aniversária de Maio de 2011.

Possa este subsídio levar o peregrino de Fátima a olhar para a Mãe de Clemência e de Piedade, para a Mãe da Paz e da Doçura, para Maria que é Mestra do anúncio da Verdade de Deus aos homens e é Profecia do Amor de Deus vivido por toda a humanidade. Humilde serva, acolheu a Palavra e guardou-a no seu coração; junto à Cruz de Jesus, uniu-se ao Mistério da Redenção e recebeu todos os homens como seus filhos; esperando a vinda do Espírito Santo, perseverou em oração com os apóstolos, associando-se às preces de toda a humanidade e tornando-se modelo de oração; no Céu, Maria assiste agora com amor materno a Igreja peregrina.

A nossa história cruza-se, em cada passo, com a maternidade de Nossa Senhora. Há quase cem anos, “a Senhora mais brilhante que o sol” apareceu neste lugar aos Pastorinhos. Cantemos, no hino do centenário, a maternidade de Maria que nos faz experimentar o amor e a proximidade de Deus:

 

Ave o clemens, Ave o pia
Salve Regina Rosarii Fatimae!
Ave o dulcis Virgo Maria.

 

Santuário de Fátima, 13 de maio de 2012
Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima

 

Partitura do Hino

 

 

Download do Hino

Coro do Santuário de Fátima 
Órgão: João Santos
Direção: Ricardo Campos
Gravado nos dias 2 e 3 de dezembro de 2016 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Captação e Edição Áudio: Tiago Abreu