search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Música

Ciclo de Orgao.jpg


Ciclo de Órgão

O Ciclo de Órgão que integra o vasto programa musical oferecido pelo Santuário de Fátima no âmbito da celebração do Centenário das Aparições propõe um repertório criado em diversas épocas e geografias, com estilos e atitudes composicionais variados que, para além de aludirem a um período de tempo centenário, permitirão ainda a quem escutar o ciclo inteiro ter uma perspetiva abrangente das capacidades expressivas do novo órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Assim, nos seis concertos deste Ciclo de Órgão comemorativo da inauguração do novo órgão, poderemos escutar obras que representam períodos de 100 anos de música alemã, de música francesa, de música sacra, de música contemporânea e ainda de hinos marianos.

PROGRAMA


 

Musica sacra.jpg


Ciclo de Música Sacra

Nos cinco concertos que integram o Ciclo de Música Sacra oferecem-se alguns elementos da memória-tradição da música sacra cristã. Não foi difícil encontrar o "fio condutor", o "horizonte compreensivo" para este concreto ciclo de recitais, tão profunda, tão constante e rica é a presença da Virgem Maria na música, desde a sua primeira aparição no culto cristão. Mais complexo foi, sem dúvida, escolher as memórias: mesmo sabendo que estes concertos devem ser ouvidos em sintonia com todo o programa artístico do Centenário das Aparições de Fátima, eles são meros fragmentos de um horizonte incomensurável, em que tantas vozes tiveram de ficar silentes!

PROGRAMA


 

Concerto 2.jpg


Fragmentos Musicais

Durante os anos da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, nas tardes do segundo domingo de cada mês, vários conferencistas abordam de forma reflexiva a atualidade da mensagem de Fátima. Em 2016 e 2017 decorre o VII Ciclo de Conferências. Os momentos musicais que integram este ciclo conferencial são também eles parte da reflexão. São curtos momentos musicais, pequenos fragmentos, que pretendem não só abrilhantar a mensagem e as temáticas abordadas nas conferências, mas também, por si só, exortar o ouvinte à reflexão, à meditação, à exaltação usando a música como veículo eficaz.

PROGRAMA


 

MacMillan.jpg


Concerto de Encerramento do Centenário das Aparições de Fátima

Coro e Orquestra Gulbenkian, com direção de Joana Carneiro

Sexta-feira, 13 de outubro de 2017 | 18h30

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Com estreia mundial de obras dos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso encomendadas pelo Santuário de Fátima para a celebração do Centenário das Aparições.

Integrado na cerimónia de encerramento da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, este singular concerto, realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro, apresenta no seu alinhamento, entre outras, obras encomendadas pelo Santuário de Fátima aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso.