SUCHE

Anschrift: NAMBUANGONGO

Ort: NAMBUANGONGO

Postleitzahl: NAMBUANGONGO

Geschichte:

Informações sobre uma imagem de Nossa Senhora de Fátima encontrada em Nabuangongo (Angola) em Agosto de 1961
prestadas pelo padre Francisco Jorge, antigo capelão militar
 
(...) O Rev. Padre Francisco Jorge, antigo capelão militar em várias antigas províncias portuguesas, principalmente em Angola, e posteriormente pároco da Caranguejeira, da Marinha Grande e Casal dos Bernardos, relatou a história de uma Imagem do Imaculado Coração de Maria, que foi encontrada em cima de uma mesa, no meio de uma avenida de Nabuangongo. (...)
Algum tempo antes da tomada de Nabuangongo pelas tropas portuguesas, os habitantes procuraram praticamente destruí-la, cortando a base das casas, dos depósitos e da própria igreja, fugindo depois para uma aldeia vizinha.
Três batalhões portugueses estavam preparados para tomar Nabuangongo, no dia 10 de Agosto de 1961. Mas o 96, comandado pelo major Maçanita, quis chegar mais cedo. Estavam preparados para entrar na manhã do dia 9, mas o aparecimento de um enxame de abelhas, a cerca de 6 km, fez com que só chegassem às 17h da tarde. Foi então, ao aproximar-se da localidade que encontraram a Imagem do Imaculado Coração de Maria (1,10m), em cima de uma mesa, voltada precisamente para os militares que iam chegar. Com muita comoção, todos interpretaram este acontecimento como sendo uns filhos de Maria que deixaram a Mãe à espera de outros filhos. Os antigos moradores nunca foram atacados pelas tropas portuguesas, talvez em atenção a isso.
Quando a Companhia 149, comandada pelo capitão Abrantes, chegou a Nabuangongo, com uma auto-metralhadora, levando consigo câmaras de televisão e jornalistas, para fazer a reportagem, quiseram hastear a bandeira portuguesa na capela do lugar com militares dessa Companhia. Mas o major Maçanita fez questão em que, a fazer-se o hasteamanto da bandeira outra vez, ele devia ser feito com os  militares que a tinham hasteado, na véspera, no mesmo lugar.
A Imagem foi levada para a Fazenda Tentativa (Caxito), grande fazenda de açúcar. Ainda se pensou fazer uma grande cerimónia no Caxito, mas em Outubro ou  Novembro de 1961 houve um grande desastre e aviação em que morreram todos os generais e brigadeiros que viajavam no avião, foi suspensa essa festa.
O Padre Jorge entregou então a Imagem a D. Moisés Alves de Pinho, arcebispo de Luanda, que depois a entregou ao já referido Padre Vargas que tinha sido nomeado superior da Missão de Santo António de Luanda. (...)
                                      P. Luciano Cristino
                            Director do SESDI
 

ZEITTAFEL

07 dez 2019

Rosenkranzgebet an der Erscheinungskapelle, anschließend Lichterprozession auf dem Gebetsareal

  • 21h30
Rosenkranz
Diese Seite verwendet Cookies, um Ihnen ein angenehmeres Surfen zu ermöglichen. Durch die weitere Nutzung der Webseite stimmen Sie der Verwendung von Cookies zu. Ihr derzeitiger Internetbrowser ist veraltet. Um Ihre Navigation zu optimieren, aktualisieren Sie bitte Ihren Browser.