2019-08-14_Encontros_Basilica_Pedro_Valinho_4.jpg

 

“Francisco Marto, peregrinação interior”

Apresentação abordará a “peregrinação interior” do santo vidente

Orador: Pedro Valinho Gomes | Diretor Departamento para Acolhimento de Peregrinos do Santuário de Fátima 

Domingo, 8 de setembro, 15h30

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Quando se peregrina, não são os pés que merecem maior cuidado, mas o coração. O caminho que conta, as curvas e contracurvas, os obstáculos, os recuos e os atalhos, os tropeços e as quedas, os calos, as bolhas e as feridas, a coragem e a esperança, o reerguer, o olhar em frente, o avançar são etapas de um caminho que deixa marcas nessa pele interior que diz a identidade do homem de uma forma mais profunda do que qualquer exterioridade.

Francisco foi um menino do interior. Caminhou por dentro, decidido, ao encontro do Olhar silencioso que fez repousar sobre ele a sua amizade. A sua vida não foi mais do que um encontro só. Foi só essa amizade. Foi tudo, portanto.

Olhar a vida do Francisco é fazer caminho de conversão. E a conversão, ensina o Francisco, não é mais do que deixar a vida ser preenchida até à última célula pela amizade do Deus belo e bom. É peregrinação interior.

 

RECITAL

No final da palestra, o organista António Mota interpretará, em recital, temas de compositores-organistas franceses da 1ª metade do séc. XX, com algum enfâse em Louis Vierne (organista titular em Notre-Dame, Paris, desde 1900 até à sua morte).

 

NOTA BIOGRÁFICA DO ORADOR

Pedro Valinho Gomes é doutor em Filosofia, com uma tese sobre o perdão, e licenciado em Teologia, com uma especialização em Estudos Bíblicos. É diretor do Departamento para Acolhimento de Peregrinos do Santuário de Fátima e do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima. É investigador do Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião e do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa. Tem-se dedicado à investigação nas áreas do pensamento e espiritualidade cristãos, com uma particular atenção à narrativa e espiritualidade de Fátima. Entre outras publicações, é autor do livro A Esperança do Perdão e coordenador de Segredo: liturgia de silêncio, Palavra e testemunho. Aproximações polissémicas ao segredo de Fátima. É casado e pai.

 

PROGRAMA

15:30 | “Francisco Marto, peregrinação interior”, por Pedro Valinho Gomes

16:00 | Recital pelo organista António Mota

16:30 |Fim da Sessão 

 
 
PDF

HORÁRIOS

21 set 2019

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.