2019-05-22_Encontros_Basilica_banner.jpg

O Santuário como lugar de celebração e vivência da fé

Reitor do Santuário é o orador da 3ª conferência do ciclo “Encontros na Basílica”

Orador: Padre Carlos Cabecinhas | Reitor do Santuário de Fátima 

Domingo, 2 de junho, 15h30

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Os santuários cristãos definem-se, antes de mais, como espaços de celebração e oração. Os que aí acorrem, fazem-no para participar numa celebração, seja litúrgica ou não, para rezar comunitária ou individualmente. Assim acontece também com o Santuário de Fátima, enquanto santuário cristão, mas também em virtude da especificidade da mensagem que lhe é própria.

Os sacramentos, que são as mais importantes celebrações cristãs, sobretudo a Eucaristia e a Penitência, marcam profundamente o acontecimento e a mensagem de Fátima. Mas não se trata apenas dos sacramentos: também a oração, com toda a ritualidade a ela associada, marca indelevelmente Fátima. A reflexão que se apresenta procura olhar a dimensão celebrativa de Fátima e a experiência celebrativa que o Santuário proporciona, dedicando atenção também ao Santuário como “lugar” e “escola de oração”.

 

NOTA BIOGRÁFICA DO ORADOR

Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas nasceu em 1970 e é presbítero da Diocese de Leiria-Fátima, de onde é natural, estando atualmente ao serviço do Santuário de Fátima, exercendo a função de Reitor. Em 2003 concluiu o Mestrado em Liturgia no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, onde também obteve, em 2008, o Doutoramento em Liturgia. Para além do livro que publicou sobre o desenvolvimento histórico da ciência litúrgica, tem publicados diversos trabalhos científicos.

 

PROGRAMA

15:30 | “O Santuário como lugar de celebração e vivência da fé”, pelo Pe. Carlos Cabecinhas

16:00 | Recital pelo ensemble vocal Auri Voces, sob direção de Sílvio Vicente

16:30 |Fim da Sessão 

 
 
PDF

HORÁRIOS

26 mai 2019

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.