09 de julho, 2017

3J3A4456.jpg

 

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima recebeu concerto de música sacra realizado pela Ir. Marie Keyrouz

Iniciativa, inserida na celebração do Centenário das Aparições, celebrou a Virgem Maria segundo a tradição melódica nas igrejas orientais

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima recebeu este domingo a Ir. Marie Keyrouz e o grupo L’Ensemble de la Paix para um concerto de música sacra intitulado “A Virgem Maria na Tradição Musical das Igrejas Orientais”.

“Foi uma graça estar aqui” disse a religiosa no final do concerto sublinhando que procurou corresponder a um repertório mundial, em várias línguas, “cumprindo assim um pouco da universalidade da mensagem deixada pela Virgem Maria” na Cova da Iria que foi “uma mensagem de esperança para todo o mundo”.

Integrado no Ciclo de Música Sacra, este concerto conduziu os peregrinos por um universo musical dos ritos das igrejas orientais, graças a uma das mais célebres intérpretes da atualidade, a religiosa Marie Keyrouz que, à sua carreira de musicóloga,  junta uma dimensão performativa e compositiva.

A Irmã Marie Keyrouz, tem origem libanesa, e é oriunda de uma família maronita católica, pertencente a uma congregação melquita bizantina, canta música oriental cristã, música antiga do Ocidente (ambrosiana, milanesa e gregoriana) e repertório sacro clássico como Bach, Haendel, Mozart, entre outros. Doutorada em Antropologia Religiosa e Musicologia (Sorbonne), Marie Keyrouz é fundadora e presidente do Instituto Internacional de Canto Sacro (Paris).

Depois do sucesso alcançado pelos seus registos discográficos, sucederam-se os convites para cantar em todo o mundo. Desde 1984 que se apresenta regularmente em concertos acompanhada pelo L’Ensemble de la Paix, constituído por músicos oriundos de diferentes culturas e religiões. O seu nome e a sua composição ilustram claramente o desejo e o apelo à tolerância, universalidade e ecumenismo.

A Irmã Marie Keyrouz transporta consigo a convicção de que com a música não há nenhuma barreira, geográfica ou social, que seja intransponível. Está convencida de que «a ignorância e a pobreza estão na base das fraturas sociais e das guerras». Sendo consequente, usa os lucros dos registos discográficos, videográficos e dos espetáculos na ajuda à educação e à assistência médica das crianças pobres através da sua Fundação Enfance pour la Paix.

O concerto fez encher por completo a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Recorde-se que no próximo dia 13 de julho esta Basílica irá receber o Westminstr Boy´s Choir, a partir das 15h30, que juntamente com a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, irá realizar um concerto, aberto ao público em geral.

O programa divide-se em três partes: na primeira atuará a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, que interpretará seis temas, entre os quais Senhora Lua de Mário Moura Santos, Ave Regina Caelorum de Mariano Garau e Ave Maria de  Xavier Sarasola. Na segunda parte, o Westminster Bois’ Choir, interpretará nove temas de entre os quais se destacam Stabat Mater Dolorosa, de Giovanni Battista Pergolesi; Panis Angelicus de César Franck; Laudate Pueri de Felix Mendelssohn e Insanae et vange curae de Joseph Haydn.   A terceira parte conta com a participação dos dois coros, sob a direção de Jeremy Walker e no órgão Alexander Aitken e João Santos. Os dois coros terminarão o concerto com o hino do centenário.

 

TAGS

fatima2017
PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.