08 de maio, 2018

154A7139.jpg

 

Delegação Parlamentar do Irão visita Fátima e é recebida pelo Vice-reitor do Santuário

Padre Vítor Coutinho destaca motivação comum entre as duas religiões para a construção da Paz

A Peregrinação e a Paz, são dois aspectos que unem os povos cristão e muçulmano disse esta tarde o vice-reitor do Santuário de Fátima, Padre Vítor Coutinho, durante uma audiência de cumprimentos aos seis deputados do Parlamento iraniano, liderada pelo Presidente da Comissão de Segurança Nacional e Relações Exteriores, o deputado Alaeddin Boroujerdi.

“Como cristãos e muçulmanos somos povos peregrinos pela natureza da nossa fé” referiu o sacerdote lembrando, por outro lado, que o Islão é “uma religião da paz”.

“Neste sentido há algo muito forte que nos une: a motivação de sermos construtores da Paz” disse o vice-reitor numa clara alusão à Mensagem de Fátima, onde existe um forte apelo à Paz.

“Desejo que sintam este ambiente de Paz e consigam sentir aqui um forte grito de Paz para o Mundo inteiro e, na minha oração, rezarei pela Paz no vosso país, para o vosso povo e para toda a Região”, acrescentou.

“Em nome de Deus agradeço contente por estar aqui e poder fazer esta visita”  retorquiu o parlamentar iraniano sublinhando o carácter “celestial” das duas religiões, facto que as “aproxima naquilo que é essencial”.

Alaeddin Boroujerdi, que vive numa região do país onde existe uma cidade santa que recebe cerca de 20 milhões de peregrinos por ano, recordou que o nome Fátima é muito importante para os muçulmanos dado que era assim que se chamava a “filha predileta do profeta” e o próprio Corão, livro sagrado para os muçulmanos, tem versículos dedicados à Virgem Maria.

No final da audiência, na qual participaram igualmente o embaixador do Irão em Lisboa e o Presidente da Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros, Sérgio Sousa Pinto, houve uma troca de presentes com o Santuário a oferecer a Medalha do Centenário à delegação parlamentar.

Antes o vice-reitor do Santuário já tinha recebido, em audiência, a embaixadora da Ucrânia em Portugal que acompanhou a delegação ucraniana ao Festival Eurovisão da Canção, cuja final se celebra no próximo dia 12 em Lisboa, na mesma altura em que decorre na Cova da Iria a Procissão das Velas.

O vice-reitor destacou ainda “a relação carinhosa” que o Santuário tem com os países de Leste “por causa da história dos acontecimentos e da Mensagem de Fátima”, em especial com a comunidade ucraniana que foi das primeiras comunidades imigrantes no país “com quem se criaram laços muito fortes”. De resto,  no Santuário de Fátima  existem dois sacerdotes ucranianos para atender em permanência a comunidade que visita regularmente a Cova da Iria.

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.