search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Bênçãos

cristo abencoa.jpg


Bênçãos no Santuário de Fátima

Evocando a memória da aparição de 13 de outubro de 1917, acerca da qual Lúcia recorda que «Nosso Senhor parecia abençoar o Mundo», o Santuário de Fátima reserva momentos específicos do seu programa à bênção dos peregrinos, com particular atenção aos mais vulneráveis.

Bênção dos doentes

A bênção dos doentes é já parte integrante da tradição celebrativa das peregrinações aniversárias de maio a outubro. Os doentes reúnem-se no Posto de Socorros do Santuário, onde recebem acreditação para ocuparem o espaço a eles destinado durante a celebração eucarística do dia 13. No final da celebração, o presidente aproxima-se dos doentes para os abençoar com o Santíssimo Sacramento.

No dia 11 de fevereiro, o Santuário celebra igualmente o dia do doente, com programa próprio.

 

Bênção de objetos religiosos

Diariamente, no final das celebrações da missa integrantes do programa oficial do Santuário de Fátima, é feita a bênção de objetos religiosos.

 

Bênção de veículos

A bênção de veículos realiza-se aos domingos e dias santos, às 12h45 e às 17h00, no parque situado por detrás da Livraria do Santuário, para o número de veículos que estiverem presentes.

Note-se que a celebração desta bênção não se realiza em Sexta-feira Santa. Sempre que o dia 12 de maio a outubro seja domingo, a benção dos veículos faz-se apenas às 12h45. Sempre que o dia 13 de maio a outubro seja domingo, a benção dos veículos faz-se apenas às 17h00.

 

«Desaparecida Nossa Senhora, na imensa distância do firmamento, vimos, ao lado do sol, S. José com o Menino e Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul. S. José com o Menino pareciam abençoar o Mundo com uns gestos que faziam com a mão em forma de cruz. Pouco depois, desvanecida esta aparição, vi Nosso Senhor e Nossa Senhora que me dava a ideia de ser Nossa Senhora das Dores. Nosso Senhor parecia abençoar o Mundo da mesma forma que S. José. Desvaneceu-se esta aparição e pareceu-me ver ainda Nossa Senhora em forma semelhante a Nossa Senhora do Carmo.» / Memórias da Irmã Lúcia I. 15.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 181.

«Bendito seja o Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que no alto do Céu nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo.» / Ef 1,3