search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

  • faltam
    • Dias
    • Horas
    • Min.
    • Seg.
  • para o Centenário das Aparições de Fátima
Transmissão Online

Eucaristia

Cristo da sacristia.jpg


Celebração da Eucaristia no Santuário de Fátima

No Santuário de Fátima, celebra-se diariamente a missa a várias horas e em lugares diversos. Nestas celebrações eucarísticas, o Santuário lembra sempre as intenções de todos os peregrinos que, física ou espiritualmente, rumam a este local. A estas une algumas outras pelas quais se celebra regularmente, bem como aquelas que os peregrinos especificamente solicitam.

 

Intenções oficiais

As intenções oficias e regulares do Santuário são as seguintes:

  • Santo Padre (diariamente, às 11h00);
  • Associados do Movimento da Mensagem de Fátima (diariamente);
  • Benfeitores do Santuário de Fátima (nos dias 13, às 15h00).

 

Intenções particulares

Sempre que os peregrinos desejarem, podem solicitar, junto do Serviço de Pastoral Litúrgica do Santuário, que as suas intenções sejam apresentadas na celebração da missa. Como se compreenderá, pelo grande número de pedidos e pelo respeito e discrição devidos às motivações pessoais de cada intenção, nas missas previstas no programa oficial do Santuário não se nomeiam publicamente essas intenções que aí se deseja tornar presentes.

Para que as intenções particulares sejam integradas nas celebrações eucarísticas do Santuário, poder-se-á contactar aquele serviço por escrito (A/c SEPALI, Santuário de Fátima, Apartado 31, 2496-908 FÁTIMA) ou presencialmente. O estipêndio tem o valor de 10 € e o Santuário emitirá sempre um comprovativo de receção do pedido, em nome do oferente.

 

HORÁRIOS

EUCARISTIA > Palavras-chave da mensagem de Fátima 

 

«Depois, levantando-se, tomou de novo na mão o cálix e a Hóstia e deu-me a Hóstia a mim e o que continha o cálix deu-o a beber à Jacinta e ao Francisco, dizendo, ao mesmo tempo: – Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.» / Memórias da Irmã Lúcia I. 13.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2007, p. 171.

«Tomou, então, o pão e, depois de dar graças, partiu-o e distribuiu-o por eles, dizendo: “Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós; fazei isto em minha memória.” Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: “Este é o cálice da nova Aliança no meu sangue, que vai ser derramado por vós.”» / Lc 22,19-2