25 de fevereiro, 2018

D0206810.jpg

 

 37º Encontro Nacional de Guias-intérpretes  reflete sobre as "Rotas Marianas em Portugal"

Iniciativa anual reúne guias de todo o páis em Fátima

O Santuário de Fátima promove nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro o 37º Encontro Nacional de Guias-Intérpretes, neste primeiro ano do segundo centenário de Fátima. Este evento tem uma periodicidade anual, e um particular relevo no calendário do Santuário, onde a formação dos principais orientadores das peregrinações é encarada com como missão fundamental desde a primeira hora.

Passado o ano do jubileu, celebrado pelos milhões de peregrinos que acorreram ao Santuário de Fátima, entendeu-se que o legado deixado poderia ser convertido numa reflexão acerca do tema “Rotas marianas em Portugal”.

No primeiro dia do programa, o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, vai dirigir uma palavra de boas vindas aos participantes.

“Maria, a peregrina que (se) faz caminho”, será o mote para a reflexão que Pedro Valinho Gomes, diretor do Departamento para o Acolhimento de Peregrinos do Santuário de Fátima, vai propor.

Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, vai falar sobre o culto e a iconografia da “Senhora de mil nomes”.

No período vespertino, Marco Daniel Duarte, diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima vai fazer uma comunicação intitulada “Ornada do ouro mais fino. As vestes, os mitos e curiosidades da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”. O primeiro dia de encontro termina com um diálogo entre agentes de peregrinação sobre o acolhimento em Fátima, no ano de centenário.

Na terça-feira, dia 27 de fevereiro, o programa acontece no Santuário de Vila Viçosa.

“Memória do culto mariano em Portugal: um itinerário”, será o mote para o um momento formativo orientado por Marco Daniel Duarte.

Após o almoço, Francisco Couto, reitor do Santuário de Vila Viçosa, vai conduzir uma visita guiada ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

A 37.ª edição do Encontro de Guias-Intérpretes decorre este ano nas cidades de de Fátima e Vila Viçosa, nos dias 26 e 27 de fevereiro, e tem como propósito a formação mas também dar a conhecer as iniciativas do Santuário de Fátima em cada novo ano pastoral.

O Encontro de Guias-Intérpretes tem um caráter anual e âmbito nacional. 

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.