27 de agosto, 2020

AF_BANNER-Encontros-na-Basilica-IV.jpg

 "Fátima: histórias de santidade” será o tema do próximo Encontros da Basílica, agendado para dia 6 de setembro

Marco Daniel Duarte será o orador desta iniciativa que terá lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

 

 

“Fátima: histórias de santidade” é o título da conferência que será proferida por Marco Daniel Duarte, Diretor do Departamento de Estudos e do Museu do Santuário de Fátima, dia 6 de setembro, às 15h30 naquele que será o IV Encontro na Basílica deste ano pastoral, em que o Santuário está a “Dar Graças por viver em Deus”.

“A biografia faz parte integrante da grande História de Fátima, sobretudo a história de cada ser humano que, a partir de Fátima, sente a sua vida ainda mais iluminada pelo círio da Páscoa de Cristo”, explica o orador, Marco Daniel Duarte.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o historiador afirma ainda que “estas biografias são tantas como tantos são os peregrinos que neste lugar — aqui ou noutra latitude onde a mensagem tenha chegado e seja vivida — encontram motivo para uma experiência de convívio com Deus e com os irmãos, nesse trânsito que só tem meta aquando da habitação na cidade santa, na definição de plenitude que o último livro da Escritura timbrou”.

“Não é por isso de estranhar que, nos próximos séculos, quem vier a assistir ao canto das ladainhas oiça o conjunto dos nomes invocados muito enriquecido a partir da experiência que Fátima proporcionou, uma das razões que justificou já ao magistério o epíteto de «escola de santidade»”, reiterou.

Na sua apresentação, Marco Daniel Duarte vai abordar nomes como João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Pe. Pio, Josemaría Escrivá de Balaguer, Álvaro de Portillo, Alexandrina Maria da Costa, Teresa de Calcutá, Lojze Grozde, Carlo Acutis, Padre Cruz, Manuel Nunes Formigão, Luiza Andaluz, Manuel Mendes Santos, João de Oliveira Matos, Sílvia Cardoso, Padre Américo, Maria da Conceição Pinto da Rocha, Maria Isabel da Santíssima Trindade, Joaquim Alves Brás, Bernardo da Anunciada, Guilherme Braga da Cruz, Sãozinha de Alenquer.

Após este momento formativo, Pedro Gomes, protagonizará um recital de órgão.

Esta iniciativa está agendada para as 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com entrada livre.

Esta iniciativa foi suspensa temporariamente, na sequência da pandemia provocada pela Covid-19. Em julho foram retomadas, com todas as medidas de contingência e prevenção.  Estas conferências inserem-se no âmbito de uma proposta que o Santuário começou a desenvolver no quadro das comemorações do centenário das Aparições. Num total de cinco palestras por ano, estes encontros têm o objetivo de apresentar Fátima como um lugar que convida ao chamamento a uma vida em Deus, abordando temáticas como a vocação batismal à santidade, a conversão como recentramento da vida em Deus e as dimensões de uma espiritualidade cristã à luz da mensagem de Fátima, numa edição em que no ano em que se assinala o centenário da morte de Santa Jacinta Marto, se aprofundará também o seu modelo de santidade e o do seu irmão, São Francisco Marto.

Está ainda agendado mais um encontro a 8 de novembro, onde Joaquim Teixeira falará sobre “Fátima, escola de santidade”, seguindo-se um recital do coro Ad Libitum.

Durante a conferência todos os participantes deverão respeitar as regras de segurança e higiene para este tipo de eventos, seguindo as indicações dos acolhedores do Santuário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.