23 de junho, 2022

119a8451.jpg

 O Centro Pastoral de Paulo VI acolhe X edição do Workshop Internacional de Turismo Religioso

Participam nesta iniciativa 140 Hosted buyers, 130 Suppliers e 70 Expositores, todos eles pertencentes ao setor do Turismo oriundos de 48 países

 

O Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, acolhe entre hoje e amanhã, o X Workshop Internacional de Turismo Religioso promovido pela Associação Empresarial Ourém-Fátima, em colaboração com o Município de Ourém, o Município da Guarda e o Santuário de Fátima.

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, dirigiu uma palavra de boas-vindas a todos os participantes, considerando que “ao longo de 10 anos a atenção ao turismo religioso deu frutos, e hoje podemos afirmar que passou a receber uma cada vez maior atenção, e muito se deve a esta iniciativa”.

“Registamos em 2017, ano do Centenário das Aparições, 9 milhões de peregrinos; em 2018 participaram nas celebrações cerca de 7 milhões de peregrinos; no ano de 2019 registaram-se 6 milhões de peregrinos”, relembra o sacerdote, para elucidar os presentes da “enorme quebra”, consequência da Pandemia por Covid-19.

“No ano de 2020, houve o registo de apenas 1,4 milhões de peregrinos, e em 2021 2,5 milhões de peregrinos, números aquém dos assinalados anteriormente”, disse.

O ano de 2022 será um período de “Clara recuperação, isto porque em maio já tínhamos superado os números de 2020”.

“Algumas restrições terminaram em 2021, mas só agora estamos a sentir efetivamente as consequências, e como exemplo a peregrinação internacional de maio com a presença significativa de grupos de Portugal e do estrangeiro”, reiterou o Pe. Carlos Cabecinhas.

A longevidade desta atividade “mostra que responde a uma necessidade efetiva”, sobretudo pelo elevado número de participantes.

“No contexto do turismo religioso, Fátima é uma realidade cada vez mais global, como se verificou no Centenário das Aparições e como se vai evidenciar na Jornada Mundial da Juventude, em 2023”, considera o reitor do Santuário de Fátima.

Sendo um encontro mundial “constitui uma oportunidade única para acolher os jovens, deixando o desejo de voltar a Fátima”, deixou o desafio, explicando que a orientação pastoral do Santuário de Fátima já está voltada para este evento.

D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, falou de alguns aspetos práticos deste encontro mundial de jovens e lembrou os presentes no X Workshop Internacional de Turismo Religioso que muitos jovens irão ter a experiência de Fátima, inclusive o Papa, que por diversas vezes manifestou a sua vontade de regressar à Cova da Iria.

O Workshop Internacional de Turismo Religioso tem como principais objetivos promover uma bolsa de contactos de negócio entre os participantes, promover internacionalmente Portugal enquanto destino privilegiado de Turismo Religioso e reforçar a importância do Turismo Religioso no contexto do setor turístico mundial.

Participam nesta iniciativa 140 Hosted buyers, 130 Suppliers e 70 Expositores, todos eles pertencentes ao setor do Turismo oriundos de 48 países.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.