01 de abril, 2016

3J3A1639.JPG

 

Oficinas musicais criativas são «partilha de felicidade» através da arte

Primeira sessão começou esta manhã com bebés a partir dos 7 meses. 

 

A IV edição das Oficinas Musicais Criativas, uma iniciativa promovida pelo Santuário de Fátima, realizou-se esta sexta-feira com a particularidade de este ano ter sido alargada, para que crianças a partir dos 4 meses de idade pudessem participar. A primeira sessão começou esta manhã, no Centro Paulo VI, e teve a especial participação dos mais pequeninos.

Uma das monitoras destas sessões, Helena Brites, explicou á sala de imprensa que «Este ano é um projeto diferente porque envolve a participação dos pais, serve também para demonstrar como é possível já desde pequeninos vivenciarmos a fé e através das artes conseguir abranger esta parte da contemplação de Fátima e da Mensagem de Fátima: através da música, do movimento e deste momento que proporcionamos aqui as famílias e as crianças».

Recebidos com uma alegre canção, as crianças tiveram a oportunidade de contactar com a música e com a arte.

«Nestas idades as crianças aquilo que as crianças vivem e o que observam estão a colecionar para si, para mais tarde repetir e imitar. Vai ser uma vivência que eles vão frisar e mais tarde vão reproduzir e não esquecer porque estão a sentir e uma dessas provas é de facto a atenção que eles conseguem manter e o quanto eles estão focados, sem chorar, a observar, a sorrir, a babar-se e portanto a sentir», referiu a monitora.

Helena Brites conta-nos ainda o quão pode ser gratificante estas experiências, tanto para as crianças como para quem as orienta. «A felicidade destas pessoas que estão aqui reverte a nosso favor de uma forma que não há palavras para descrever, e nós podemos fazer aquilo que gostamos que é a arte e a música, fazendo felizes os outros e tornarmos nos mais felizes é um grande momento de felicidade».

Este grupo tinha crianças oriundas de vários locais: S. Mamede, Fátima, Leiria,  Alcanena, Agualva-Cacém, Santa Catarina da Serra,  e Marinha Grande.

Recorde-se que haverá um segundo momento desta edição em julho, com atividades de arte, dança e música. Repartidas em dois grupos, de 15 participantes cada, que são acompanhados pelas monitoras e as Irmãs da Aliança de Santa Maria. Os dois turnos serão de 14 a 17 de julho, para crianças dos 8 aos 10 anos, e de 21 a 24 de julho, para as dos 11 aos 14 anos.

 

AFL

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.