01 de maio, 2008

Numa organização do Secretariado Nacional de Liturgia, através do Serviço Nacional de Acólitos, e do Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima decorrerá no feriado de 1 de Maio a Peregrinação Nacional de Acólitos ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Este encontro em Fátima, sempre marcado pela elevada participação em especial de jovens, terá um programa específico que se iniciará pelas 9h00, na Igreja da Santíssima Trindade, com a paramentação. Logo depois, os acólitos caminharão em procissão para a Capelinha das Aparições onde, às 10h00, será recitado o Rosário. A Missa, no altar do Recinto, será celebrada às 11h00.
Durante a tarde as paróquias ou dioceses levam a efeito as suas actividades. A organização recomenda a participação na Procissão do Santíssimo Sacramento, no Recinto, às 17h30. (Paramentação na Igreja da Santíssima Trindade às 15h15.)
Nota: Informações sobre os vários grupos de acólitos de Portugal ou sobre outras actividades relacionadas com os acólitos encontram-se na página da Internet do Secretariado Nacional de Litúrgica / Serviço Nacional de Acólitos, em http://acolitos.liturgia.pt

 
Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima
O Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima (GASF) é actualmente composto por 50 rapazes e raparigas da cidade de Fátima e arredores.
De acordo com a resenha histórica apresentada pelo GASF no espaço online ../gasf/, este grupo teve origem no início dos anos 80 para dar resposta à “necessidade de ter jovens com idade superior a 15 anos para colaborar nas celebrações da Páscoa. Havia, já nessa ocasião, um grupo, os meninos do coro, que participava nas missas de semana”, no Santuário de Fátima.
Posteriormente, fundiram-se o grupo dos jovens que colaborava nas celebrações da Páscoa e aquele dos que participavam nas missas durante a semana, dando origem ao Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima.
“É nossa missão colaborar com o Santuário em todas as celebrações litúrgicas, mas a nossa actividade não se restringe a essa dimensão. Para melhor preparação no desempenho das nossas actividades e no relacionamento entre nós, organizamos algumas acções de formação e desporto”, refere o GASF, que actualmente é coordenado pelo Padre Francisco Pereira, director do Serviço de Pastoral Litúrgica do Santuário de Fátima.
PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.