26 de setembro, 2007


Momento da oferta da 1ª Pedra, Vaticano, a 9 Março de 2004
 
Considerando o Santuário de Fátima que a Primeira Pedra da Igreja do Santíssima Trindade, oferecida pelo Santo Padre João Paulo II, cumprirá melhor a sua missão se permanecer à vista de todos os que vierem a visitar, decidiu-se à sua colocação, após a conclusão da igreja, num local que possa tornar mais patente a gratidão ao Santo Padre.
O local foi escolhido e a pedra ficará defronte do altar na nova igreja do Santuário.
A colocação decorrerá durante o momento da dedicação, na tarde de 12 de Outubro.
Recorde-se que em visita a Roma, um mês após o início das obras de construção da Igreja da Santíssima Trindade, em Março de 2004, o Reitor do Santuário de Fátima recebeu das mãos de João Paulo II a Primeira Pedra da Igreja da Santíssima Trindade, um fragmento do túmulo do Apóstolo S. Pedro. 
Na ocasião, Mons. Luciano Guerra salientou a forte ligação do agora falecido Sumo Pontífice a Fátima:  “A oferta do Santo Padre, cujo amor para com o Santuário de Fátima tem sido demonstrado em muitas e variadas ocasiões, será mais um marco a manifestar a sua profunda convicção de dever a Nossa Senhora de Fátima o facto de não ter sucumbido ao atentado de 13 de Maio de 1981. Ao mesmo tempo, esta preciosa relíquia servirá também de estímulo para todos quantos vierem a visitar o novo templo, no sentido de cultivarem o respeito para com a autoridade suprema da Igreja, a quem o Segredo de Fátima dá relevo de primordial importância. Nas Memórias da Irmã Lúcia é patente o alto lugar que a devoção ao Papa ocupa no coração dos três Pastorinhos e sobretudo no da pequena Jacinta. Esta pedra angular da nova igreja virá assim confirmar os três grandes amores dos cristãos de Portugal: a Eucaristia, Maria e o Papa".
A cerimónia da bênção e colocação da Primeira Pedra da Igreja da Santíssima Trindade teve lugar no dia 6 de Junho de 2004, precisamente no dia em que a Igreja universal celebrou a solenidade da Santíssima Trindade.
Considerando o Santuário de Fátima que a oferta do Santo Padre João Paulo II cumpriria melhor a sua missão se permanecesse à vista de todos os que vierem a visitar, colocou na raiz do edifício uma outra pedra, tirada do maciço rochoso da escavação das obras.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.