08 de junho, 2015


Peregrinação das Crianças 2015
Neste dia 10 de junho, o Santuário de Fátima está repleto de crianças que vieram fazer a sua peregrinação anual a este Santuário Mariano. A peregrinação das crianças é uma das maiores peregrinações que se realizam todos os anos em Fátima. Este ano o tema é “Rezai, rezai muito”, que tem como referência a aparição de Nossa Senhora em Agosto, nos Valinhos. Através deste pedido de Nossa Senhora, pretende-se incentivar nas crianças o sentido da intercessão pelos outros, intercessão que as crianças compreendem bem se lhes for “recordada” a experiência familiar: quando querem alguma coisa do pai, normalmente pedem à mãe ou vice-versa.
Este dia teve início com a oferta das rosas, realizadas pelas crianças durante a campanha de maio, a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, pelas 9:00.
Ás 9:30 teve lugar a encenação: Aprender a rezar com os pastorinhos, na Basílica da Santíssima Trindade.
Rezaram o rosário, às 10:00, na Capelinha das Aparições e às 11:00 teve início a Eucaristia. Este ano teve como presidente D. Francisco Senra Coelho, bispo auxiliar de Braga. Na sua homilia D. Francisco Senra Coelho fez referência às flores trazidas pelas crianças, dizendo que “hoje, este Santuário parece um jardim, com todas as flores que trouxestes!”. Continua, chamando a atenção das crianças para o facto da grande flor que viram à chegada ao Recinto, ter murchado: “Porque terá murchado? Será que a poderemos fazer florir de novo?”
Dom Francisco Senra Coelho, explica que “a oração é como uma flor que elevamos para Deus. Mas, como «fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas», quando rezamos, também nós ficamos mais perfumados… E, como Ele, também nós vamos querer o bem para todas as pessoas, em particular aqueles que andam mais longe do seu Amor”. Refere também que os grandes amigos de Jesus viviam unidos a ele em oração. Maria, estava entre esses amigos e, como tal também ela queria o bem de todas as pessoas. Por isso, quando apareceu aos pastorinhos em Fátima “lhes pediu para nunca se esquecerem de rezar. Recordam-se do tema desta Peregrinação? «Rezai, rezai muito», são as palavras de Nossa Senhora. Um pedido que fez aos Pastorinhos e que faz a nós também. Rezarmos muito! Como vocês fizeram durante o mês de maio, e por isso trouxeram tantas flores para Fátima”. Convida assim, a regar a flor com a nossa oração para que esta floresça novamente, e enquanto se reza, realiza-se este gesto simbólico, alguém que rega a flor e ela fica como estava antes.
Dom Francisco Senra Coelho, termina a sua homilia apelando à oração, tal como fez Nossa Senhora: “«Rezai, rezai muito» disse Nossa Senhora aos Pastorinhos. Vamos fazer chegar a nossa oração a Deus, vamos fazer de todas as nossas vozes uma flor que queremos fazer chegar ao Céu, pedindo pela conversão dos pecadores, pela paz, pelo Santo Padre e por todas as nossas intenções”.
No final desta Eucaristia foi distribuído a todas as crianças presentes um livro de orações, é apresentado, na primeira página pelo padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, com as seguintes palavras: «Olá, amiguinhos! Este ano, na nossa peregrinação das crianças, escutámos o pedido que Nossa Senhora fez aos Pastorinhos e nos faz a nós também: “Rezai, rezai muito!” Este pequeno livro, que tens em mãos, quer ajudar-te a viver e a pôr em prática este pedido. Aqui encontrarás as orações que o Anjo e Nossa Senhora ensinaram aos Pastorinhos e que eles rezaram muitas vezes, para poderes, tu também, rezá-las. Aqui encontrarás as orações para rezares o terço, como Nossa Senhora pediu, e assim poderes oferecer-lhe uma “coroa de rosas”, o Rosário. Vais encontrar ainda outras orações para o teu dia. Voltamos para as nossas casas com vontade de acolher o pedido de Nossa Senhora: “Rezai, rezai muito!”».
Após o almoço, pelas 15:00, quem não teve oportunidade de o fazer pela manhã, pode ainda assistir à encenação Aprender a rezar com os Pastorinhos, na Basílica da Santíssima Trindade.
O encerramento da Peregrinação está marcado para as 16:00, com a celebração de despedida, na Basílica da Santíssima Trindade: Levar no coração o apelo: “Rezai, rezai muito”.
Sandra Dantas
PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.