27 de abril, 2016

AF Banner__Concerto II Ciclo de Orgao-01.jpg


100 anos de Música Alemã inauguram viagem por várias paragens  musicais para Orgão

Organista titular da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Belém aborda a música alemã nos séculos XIX e XX
 

O Santuário de Fátima convida os amantes de órgão a assistir ao concerto do organista titular da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos), António Esteireiro, que vai ter lugar no próximo dia 8 de maio, pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde interpretará várias obras de compositores alemães dos séculos XIX e XX.

Trata-se do segundo de um ciclo de seis concertos que decorre neste espaço emblemático do Santuário, que acaba de ser intervencionado, nomeadamente com a re-estruturação do seu Grande Órgão de tubos.

Neste concerto serão apresentados alguns dos grandes clássicos do órgão deste período, como as Ave Maria, de Max Reger e Karg-Elert, mas também  Felix Mendelssohn, Franz Liszt e Julius Reubke.

O Ciclo do Órgão integra o vasto programa musical oferecido pelo Santuário de Fátima no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima e propõe um repertório criado em diversas épocas e geografias, com estilos variados.

Assim, nos seis concertos deste ciclo todos os peregrinos de Fátima podem escutar obras que representam períodos de 100 anos de música alemã, francesa, música sacra, música contemporânea e, ainda, hinos marianos.

Estes concertos, que permitirão uma fruição das capacidades expressivas do órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, prolongam-se até outubro. O próximo - 100 Anos de Música Contemporânea - será empreendido por António Mota no dia 5 de junho; a 10 de julho será a vez dos 100 Anos de Música Sacra, com o organista Filipe Veríssimo; a 14 de agosto Giampaolo Di Rosa percorre 100 Anos de Melodias Marianas e a 9 de outubro, o organista titular do Santuário de Fátima, João Santos, interpretará 100 Anos de Música Francesa.

Este Ciclo foi inaugurado por Olivier Latry, organista titular da Catedral de Notre-Dame de Paris, com a estreia mundial da obra encomendada pelo Santuário de Fátima para a inauguração do Órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Hû yeshûphekâ rô´sh, do compositor João Pedro Oliveira, baseada na primeira profecia sobre Maria, no Livro do Génesis.

PDF

HORÁRIOS

18 jan 2022

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.