11 de março, 2016

D0000105.jpg


106º Aniversário natalício da Beata Jacinta Marto 

Vidente foi beatificada a 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II

 

Assinala-se hoje o 106º aniversário do nascimento da Beata Jacinta Marto e a data será assinalada nas celebrações oficiais do Santuário.

Jacinta Marto nasceu a 11 de Março de 1910. Era a mais nova dos três videntes. Juntamente com o seu irmão Francisco e a sua prima Lúcia, viram o Anjo em 1916 e Nossa Senhora em 1917.

 A Ir. Lúcia nas suas memórias conta que a menina tinha um «carácter demasiado melindroso» mas ao mesmo tempo «o bom Deus tinha-a dotado dum carácter doce e meigo que a tornava, ao mesmo tempo, amável e atraente».

Jacinta Marto ficou profundamente impressionada quando ouviu a Nossa Senhora dizer que Jesus estava muito ofendido pelos pecados cometidos. Depois de ver a imagem do inferno, decidiu oferecer-se completamente à salvação das almas e dizia muitas vezes «Coitadinho de Nosso Senhor! Eu não hei-de fazer nunca nenhum pecado. Não quero que Nosso Senhor sofra mais».

Para salvar as almas do inferno, a Jacinta suportava todos os sacrifícios. Por exemplo em pleno verão deixava de beber água, e distribuía o seu lanche pelas crianças pobres do lugar. A Ir. Lúcia nas suas memórias conta, ainda,  que Jacinta dizia muitas vezes «Oxalá que pudesse mostrar o inferno aos pecadores!».

Adoeceu um ano depois das aparições, e morreu a 20 de Fevereiro de 1920, no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, depois de uma longa e dolorosa doença, oferecendo todos os seus sofrimentos pela conversão dos pecadores, pela paz no mundo e pelo Santo Padre.

O processo de beatificação dos Videntes de Fátima, Francisco e Jacinta Marto, depois das primeiras diligências feitas em 1945, foi iniciado em 1952 e concluído em 1979.

Jacinta e seu irmão, Francisco, foram proclamados beatos a13 de maio de 2000, depois do processo ter entrado no Vaticano em 1988. O anuncio da beatificação foi feito por João Paulo II.

 CF

PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.