13 de junho, 2011


É essencial pesar as coisas
D. Joaquim Gonçalves, bispo emérito de Vila Real, que presidiu à peregrinação internacional aniversária de Junho, lançou a partir de Fátima um apelo a uma reflexão “serena” sobre a actualidade.
“É tanta a confusão espalhada pelas televisões, pela Internet, pelos meios de comunicação social, pelo linguarejar de tantos discursos, que parece que faz falta uma balança que dê o peso das coisas, que dê o sentido das palavras, que dê o equilíbrio ao raciocínio humano”, disse.
Em final de ano escolar, o prelado lembrou que “uma certa instrução, uma certa capacidade de reflectir, uma serenidade de análise, uma possibilidade de pesar as coisas é hoje essencial”.
No mesmo momento da homilia, que proferiu na eucaristia desta manhã no Santuário de Fátima, D. Joaquim Gonçalves lembrou os ídolos que prejudicam o necessário discernimento da realidade e a forma de os destruir.
“Uma profissão exercida sem ética, uma educação ministrada sem valores religiosos, o tempo e o espaço tomados como realidades eternas, a própria natureza olhada como mera fonte de lucro e não como berço que Deus deu ao Homem para nele viver, são ídolos que se destroem por uma reflexão serena e por um coração piedoso”, disse.
Anunciaram-se junto do Serviço de Peregrinos do Santuário como participantes nesta peregrinação 35 grupos organizados de peregrinos, oriundos de 12 diferentes países.
Receberam a bênção do doente, durante a celebração eucarística, 130 pessoas. “As nossas dificuldades, os nossos sofrimentos e as nossas dores, são o fogo que purifica a nossa vida e a nossa fé, até que o nosso Deus veja a sua imagem em nós”, disse nesse momento aos doentes o capelão do Santuário de Fátima P. Clemente Dotti.
“Claro que temos que confiar nos médicos e nas pessoas que nos rodeiam, mas além das limitações humana sempre há a graça de Deus Pai. Ele está ao nosso lado e é o único que pode transformar em valor as nossas dores”, afirmou também.
Durante estes dias de peregrinação, 134 pessoas foram atendidas no Posto de Socorros do Santuário e 220 no acolhimento “Lava-pés”. Confessaram-se 1079 fiéis.
LeopolDina Simões
 
 
 
 
A Peregrinação Internacional Aniversária de Junho, em que é evocada a segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, em 1917, é presidida por D. Joaquim Gonçalves, bispo emérito de Vila Real.
O tema que é proposto à reflexão é “Creio em um só Senhor”.
O início oficial da peregrinação está marcado para as 18:30, na Capelinha das Aparições.
Na vigília desta noite será celebrada a Missa de Domingo de Pentecostes e amanhã, dia 13, a Missa da Virgem Santa Maria, amparo da fé.
Até ao final da manhã do dia 12, 33 grupos organizados, oriundos de doze diferentes países, tinham-se anunciado junto do Serviço de Peregrinos do Santuário como participantes na eucaristia internacional do dia 13 de Junho.
PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.