13 de setembro, 2012


Nas suas palavras aos peregrinos que participaram na eucaristia da peregrinação internacional aniversária da quinta aparição de Nossa Senhora, a 13 de setembro, D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, que presidiu à peregrinação, lembrou que todos somos “convidados a ultrapassar as fronteiras das nossas necessidades pessoais e a dedicar a nossa operosa atenção aos outros”.
“Sem esquecer que integramos uma sociedade global, não podemos deixar de pensar primeiro, ordenadamente, nos familiares, nos vizinhos, nos conterrâneos, nos portugueses”, apontou.
A homilia de D. Pio Alves foi sobretudo uma exortação à caridade para com os mais carenciados e atingidos pela crise económica e social: “A caridade para com o próximo não é, em primeiro lugar, questão de imaginação, mas fruto do amor a Deus e, por isso, também ao próximo”.
“A fome, a sede, a falta de teto, o frio, a nudez, a doença, a ausência de liberdade são estigmas que vão invadindo, como mancha de azeite, a nossa Sociedade: umas vezes escancaradamente; outras, no silêncio envergonhado de quem ainda mal acordou para uma nova realidade”, destacou.
Por isso, lembrou este bispo auxiliar do Porto, é chegado o tempo de agir: “As nossas responsabilidades humanas, as nossas responsabilidades sociais, as nossas responsabilidades cristãs não se resolvem apenas com a legítima crítica a quem supostamente governou ou governa … desgovernadamente”.
A peregrinação deste mês teve como tema “Construtores de uma sociedade solidária”. Anunciaram-se cinquenta e dois grupos organizados de peregrinos, oriundos de mais de uma dezena de países. Concelebraram com D. Pio Alves, além de outros bispos e sacerdotes, o arcebispo de Palmas/Brasil, D. Pedro Brito Guimarães, D. Andrzej Dziega, arcebispo de Szczecin-Kamien/Polónia, ambos a acompanhar grupos em peregrinação à Cova da Iria.
LeopolDina Simões
ARQUIVO (23.08.2012):
D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, preside este ano à peregrinação internacional de setembro, aniversário da quinta aparição de Nossa Senhora do Rosário em Fátima, a 13 de setembro de 1917.
Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, D. Pio Alves destaca a alegria com que recebeu o convite para presidir à peregrinação.
“Será a primeira vez que presido a uma celebração em Fátima. Esta circunstância é um fator que acresce à inefável emoção que acompanha sempre a passagem ou estadia em Fátima. Foi, por isso, com alegria e gratidão que recebi o convite amigo do Senhor D. António Marto para presidir a esta peregrinação”, afirma.
Com base no tema anual que o Santuário de Fátima propõe aos seus peregrinos e visitantes, o subtema da peregrinação de setembro será “Construtores de uma sociedade solidária”.
D. Pio Alves antecipa desta forma a mensagem que trará aos peregrinos: “Procurarei ajudar os peregrinos a responder afirmativamente à pergunta que a Santíssima Virgem dirigiu aos Pastorinhos – ‘Quereis oferecer-vos a Deus?’ – e que o Santuário vem recordando ao longo deste ano”.
Em concreto, sobre o tema anual no Santuário de Fátima, o bispo auxiliar do Porto, destaca que “a pergunta da Virgem Maria – ‘Quereis oferecer-vos a Deus?’ – recorda-nos que Deus conta com cada um, com cada uma, para sermos verdadeiros e imprescindíveis atores da mudança da ‘cidade dos homens’ em ‘cidade de Deus’, isto é, atores de verdadeira humanidade. Bastaria esta pergunta para fundamentar a permanente atualidade da realidade de Fátima”.
Em tempos de crise económica e social, o bispo auxiliar do Porto prepara-se para trazer a Fátima uma mensagem de fé e de esperança, e um apelo à caridade. “A programação do Santuário convida também a ter presente a situação, em muitos casos aflitiva, da nossa sociedade. Com realismo, a nossa condição de discípulos de Jesus Cristo fundamenta que sejamos cultivadores da esperança. Cada um pode e deve, a todos os níveis, fazer o que estiver ao seu alcance. Só podemos ter a certeza de mudança naquilo que cada um se dispuser a mudar”, afirma.
Natural de Viana do Castelo, D. Pio Gonçalo Alves de Sousa recebeu a ordenação episcopal a 10 de Abril de 2011, no Santuário do Sameiro, Braga. É bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
O programa da peregrinação é o habitual das peregrinações aniversárias de maio a outubro. A peregrinação de setembro tem a particularidade de, nos últimos anos, a vigília de oração, na madrugada do dia 13, ser dinamizada pelos funcionários e colaboradores voluntários do Santuário de Fátima, sob a coordenação e presidência dos capelães da instituição.
LeopolDina Simões
HOMILIAS
PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.