13 de novembro, 2012

 

 
O Santuário de Fátima celebrou a 13 de novembro, pela primeira vez, a solenidade da Dedicação da Basílica da Santíssima Trindade.
 
Na principal eucaristia do dia, celebrada às 11:00 na Basílica da Santíssima Trindade, o reitor do Santuário de Fátima destacou que a atribuição do título de basílica põe em evidência o “vínculo de especial comunhão com a Igreja de Roma e com o Papa” e o “carinho que o Papa nutre por Fátima”, aliás, disse, uma marca “da atitude dos vários Pontífices romanos, desde o tempo das aparições”.
 
“O título concedido à igreja da Santíssima Trindade, juntando-se ao título já anteriormente concedido à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, vem pôr em especial destaque uma dimensão da mensagem de Fátima: a união ao Santo Padre”, reiterou o padre Carlos Cabecinhas.
 
Nesse dia, 13, em que como habitualmente o Santuário de Fátima faz memória das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, o Reitor lembrou os Pastorinhos videntes que, depois das aparições, manifestaram sempre essa comunhão com o Santo Padre sobretudo através da oração.
 
“Desde então, rezar pelo Santo Padre e pelas suas intenções tornou-se parte integrante da própria mensagem e prática habitual no Santuário”, disse.
 
Nas suas palavras aos peregrinos, numa eucaristia em que participaram mais de três mil pessoas, o padre Carlos Cabecinhas vincou o significado espiritual da dedicação do templo à Santíssima Trindade: “de facto, no centro da mensagem de Fátima está a revelação da centralidade de Deus, Santíssima Trindade. (...) A mensagem de Fátima não pretende inovar ou saciar a nossa curiosidade sobre Deus, mas levar-nos a uma forte experiência de Deus, Santíssima Trindade”.
“Nos gestos e nas palavras, quer do Anjo da paz quer de Nossa Senhora, Deus revela-Se a Si mesmo no seu mistério trinitário suscitando a nossa resposta generosa de adoração, do dom de si e de reparação. É Deus, Santíssima Trindade, que é o centro de toda a mensagem de Nossa Senhora, neste lugar”, concluiu o Reitor para afirmar que os momentos “mais relevantes” desta revelação trinitária foram “as aparições do Anjo da Paz, em 1916, as aparições de Nossa Senhora, sobretudo nos meses de Maio e Junho de 1917, e a grandiosa visão a Lúcia, em 1929, em Tuy".
Recorde-se que, pelo decreto de 19 de junho de 2012, assinado pelo prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal D. António Canizares Llovera, a Igreja da Santíssima Trindade recebeu o título de basílica. O decreto indicava o dia 13 de novembro como a data anual da Celebração Litúrgica da Dedicação da Basílica da Santíssima Trindade.
 
LeopolDina Simões
 
A homilia está disponível, na íntegra: AQUI
 
ARQUIVO:
No próximo dia 13 celebra-se, pela primeira vez, a solenidade da Dedicação da Basílica da Santíssima Trindade. Cumprir-se-á o seguinte programa, o habitual nos dias 13 de inverno: 10:00 – Rosário, na Capelinha das Aparições | 10:45 – Procissão à Basílica da Santíssima Trindade | 11:00 – Missa internacional, na Basílica da Santíssima Trindade. Presidirá o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.
Recorde-se que, pelo decreto de 19 de junho de 2012, assinado pelo prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal D. António Canizares Llovera, a Igreja da Santíssima Trindade recebeu o título de basílica. O decreto indicava o dia 13 de novembro como a data anual da Celebração Litúrgica da Dedicação da Basílica da Santíssima Trindade.
O anúncio público desta atribuição foi feito a 12 de agosto, na conferência de imprensa de apresentação da peregrinação internacional. Na tarde de 26 de agosto, foram muitos os fiéis que participaram na eucaristia de ação de graças pela atribuição do título, realizada naquele templo e presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
Alguma informação e documentação sobre a atribuição do título estão disponíveis AQUI
Algumas estatísticas sobre a Basílica da Santíssima Trindade:
Em 2011, a agora Basílica da Santíssima Trindade acolheu várias centenas de celebrações. Na igreja propriamente dita realizaram-se 575 celebrações, com 994 287 participantes. Nas capelas da Morte de Jesus e da Ressurreição de Jesus, foram realizadas 539 celebrações, num total de 74 087 participantes. Na capela da Reconciliação, confessaram-se 158 077 penitentes.
Desde a sua dedicação, em outubro de 2007, que alguns espaços têm sido ocupados com exposições de carácter temporário que têm registado um número muito significativo de visitantes. A exposição “No Trilho da Luz: As Aparições de Fátima”, patente de 1 de dezembro de 2011 a 31 de outubro de 2012, registou 249 491 visitantes. A exposição “Alarga o espaço da tua tenda”, fruto de uma parceria entre os Institutos Missionários Ad Gentes e o Santuário de Fátima, foi inaugurada a 12 de maio e encerrou a 31 de outubro. Visitaram esta mostra 144 733 visitantes. Sublinhe-se a novidade de que esta exposição missionária, após o seu encerramento, pode continuar a ser visitada ainda que virtualmente em www.exposicaomissionaria.org.
PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.