29 de outubro, 2017

3J3A7821[1].JPG

 

13ª Edição do Curso da Mensagem de Fátima: "o estudo e aprofundamento da Mensagem de Fátima, sempre terão lugar na vida do Santuário"

Salão do Bom Pastor acolheu terceiro e último dia de formação ministrada pela Ir. Ângela Coelho

 

A 13ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima, no Salão do Bom Pastor, Centro Pastoral de Paulo VI, ministrado pela Irmã Ângela Coelho, ex postuladora da Causa de Canonização dos agora santos Francisco e Jacinta Marto, teve hoje o seu último dia de atividade.

A religiosa da aliança de Santa Maria em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima faz um balanço muito positivo:

“O Santuário de Fátima tem desenvolvido, ao longo dos últimos 4 anos, quer através dos Cursos sobre a Mensagem de Fátima, quer através de outras iniciativas, um esforço notável para que o maior número possível de peregrinos possa aprofundar o conteúdo da mensagem de Fátima. Ainda que seja pouco comentado, um dos pedidos feito por Nossa Senhora aos Pastorinhos, em junho de 1917 foi, precisamente: "Quero que aprendam a ler".

Este é o balanço que se pode fazer destas 13 edições do curso e do elevado número de pessoas que o frequentaram: um esforço conjunto do Santuário e dos peregrinos para aderir à Mensagem que, há cem anos, aqui foi deixada por Nossa Senhora, não só com o coração mas também com o entendimento, "aprendendo a ler" nas circunstâncias pessoais e sociais os modos concretos de a pôr em prática.

O encerramento das celebrações do Centenário das Aparições é certamente o virar de uma página na História de Fátima, a conclusão de um período extraordinário de atividades marcadas precisamente pelo extraordinário da data celebrada. No entanto o estudo e aprofundamento da Mensagem de Fátima, bem como a sua transmissão aos peregrinos sempre terão lugar na vida do Santuário, pois fazem parte da sua missão, independentemente da forma concreta que possam revestir, seja a forma deste curso ou outra.”

Na abertura do curso, o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas lembrou que “o objetivo deste Curso é proporcionar uma abordagem sistemática da mensagem de Fátima”.

“Conhecer os seus conteúdos, aprofundar as suas várias dimensões e abrir horizontes de reflexão posterior sobre os temas abordados”, é o que se pretende com esta formação.

“Não pretendemos que seja a última edição, mas o ritmo e o formato serão doravante diferentes”, disse.

Isabel Baltazar integra o grupo de 500 formandos, é docente universitária e investigadora do Instituto de História Contemporânea, na Universidade Nova de Lisboa, explicou à Sala de Imprensa que “esta mensagem é muito importante para história do mundo, pela sua mensagem de paz, que continua a existir aqui e agora”.

Outra formanda da 13º edição do curso, é Ana Valente, jornalista e que no âmbito da cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima foi desafiada a aprofundar os seus conhecimentos acerca de Fátima, considera “muito importante” este tipo de formação, “por uma questão profissional, faço temas relacionados com a Igreja e Fátima, e é importante aperfeiçoar os conteúdos nesse sentido, de forma a transmitir corretamente a profundidade desta temática”.

O curso, segunda e última edição deste ano jubilar, era destinado a um público vasto que integra todos os devotos e peregrinos de Fátima, os agentes da pastoral dos mais variados âmbitos, os colaboradores do Santuário ou de movimentos marianos, em especial os jovens do Movimento da Mensagem de Fátima, e os cristãos interessados em conhecer melhor e aprofundar a espiritualidade de Fátima.

Para esta edição, o Santuário decidiu alargar o número de participantes para proporcionar a todos, em especial aos que ainda não tiveram oportunidade de participar em nenhuma das edições anteriores, uma oportunidade para conhecer melhor ou aprofundar o essencial do acontecimento e da mensagem de Fátima.

O curso contou com mais de 520 formandos inscritos. 

HORÁRIOS

23 abr 2019

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.