09 de novembro, 2020

2020-11-12_Curso_Adiado2.jpg

15.ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima adiada

Devido ao agravamento da situação da pandemia no país, o Santuário de Fátima decidiu adiar esta proposta para data a anunciar.

 

Devido ao agravamento da situação da pandemia no país, o Santuário de Fátima decidiu adiar a realização da 15.ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima, prevista para este fim de semana. Embora o Santuário tenha garantidas todas as condições de segurança para a realização de um evento desta natureza, decidiu, de forma responsável e atendendo ao contexto que o país atravessa, adiar a presente edição desta proposta. Os cerca de 250 inscritos serão pessoalmente contactados pelo Santuário de Fátima a informar da decisão.

O curso está previsto para o Auditório do Centro Pastoral de Paulo VI e destina-se aos devotos e peregrinos de Fátima, aos agentes da pastoral dos mais diversos âmbitos, aos colaboradores do Santuário ou dos movimentos marianos e aos cristãos interessados em conhecer melhor a espiritualidade de Fátima. O momento formativo divide-se em várias sessões, onde serão abordados os diversos temas relacionados com Fátima e a sua mensagem.

Começa com um enquadramento teológico das aparições – significado das mariofanias – e prossegue com uma abordagem sobre a importância e o significado permanente de Fátima.

Durante as sessões, a formadora dará a conhecer os acontecimentos e os protagonistas de Fátima; sublinhará a centralidade e o rosto trinitário de Deus na Mensagem de Fátima e falará sobre a importância da adoração eucarística como convite a uma atitude oblativa.

Os formandos são ainda convidados a uma reflexão sobre Maria como intercessora e como expressão da presença materna de Deus e sobre a importância da oração do rosário: o Coração Imaculado de Maria como expressão da compaixão de Deus pelo mundo; a pedagogia do segredo: do medo à esperança; a reparação como convite a participar na ação salvífica de Deus; a consagração como entrega e acolhimento.

A biografia e o perfil espiritual dos videntes de Fátima serão também abordados durante a formação.

Trata-se de dar a conhecer, de forma abrangente e articulada, o essencial da Mensagem de Fátima, que é uma mensagem de paz e de esperança para toda a humanidade, expondo os elementos fundamentais das aparições da Cova da Iria e sistematizando aspetos temáticos, teologicamente enquadrados, numa relação dialógica com questões específicas da vida cristã.

O Auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, onde está prevista a realização desta 15ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima, dispõe atualmente de 2106 lugares, por forma a permitir distanciamentos seguros em ordem ao cumprimento das normas de segurança determinadas pela DGS  e pela Conferência Episcopal Portuguesa neste período de pandemia, para este tipo de eventos.

A 1.ª Edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima aconteceu em junho de 2013.

A Irmã Ângela Coelho, natural do Porto, é religiosa da Aliança de Santa Maria desde 1995. É médica e licenciada em Ciências religiosas pela Universidade de Comillas, Madrid.

Atualmente é mestra de noviças da sua congregação, diretora da Fundação Francisco e Jacinta Marto e vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia.

 

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.