12 de novembro, 2021

3J3A1865.JPG

15.ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima, já começou e conta com 320 participantes

Iniciativa, cuja edição foi adiada em 2020 devido à pandemia, acontece este fim-de-semana com orientação da Irmã Ângela Coelho.

 

O Centro Pastoral de Paulo VI acolhe até ao próximo domingo a 15.ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima, cuja edição foi adiada em 2020 devido à pandemia.

Este momento formativo, com orientação da Irmã Ângela Coelho, conta com 320 participantes e vai abordar o tema "O triunfo do amor nos dramas da História".

A religiosa da Aliança de Santa Maria, em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, considera que este curso “É um motivo de alegria”, porque “o interesse demonstrado pelos peregrinos dá um entusiasmo especial para podermos continuar a fazer este trabalho”.

“De facto o reiterado interesse nesta mensagem não é de estranhar, porque sobretudo em tempos de pandemia e pós-pandemia, em que o ritmo da vida está a voltar ao normal, mas é ainda pautado por muita incerteza e falta de confiança no futuro, Fátima continua a ser um sinal de esperança para os nossos tempos”, observa a diretora da Fundação Francisco e Jacinta Marto e vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia.

Por outro lado, “as dificuldades que vivemos neste último ano podem ser iluminadas pela mensagem que Nossa Senhora aqui trouxe, uma vez que tudo quanto ela pediu e mostrou confere um sentido às nossas existências e dá possibilidade das nossas vidas conterem um horizonte mais alargado”, disse ainda a Irmã Ângela Coelho.

O programa do encontro iniciou com um enquadramento teológico das aparições – significado das mariofanias – e prossegue com uma abordagem sobre a importância e o significado permanente de Fátima. Durante as sessões, a formadora dará a conhecer os acontecimentos e os protagonistas de Fátima; sublinhará a centralidade e o rosto trinitário de Deus na Mensagem de Fátima e falará sobre a importância da adoração eucarística como convite a uma atitude oblativa.

Os formandos são ainda convidados a uma reflexão sobre Maria como intercessora e como expressão da presença materna de Deus e sobre a importância da oração do rosário: o Coração Imaculado de Maria como expressão da compaixão de Deus pelo mundo; a pedagogia do segredo: do medo à esperança; a reparação como convite a participar na ação salvífica de Deus; a consagração como entrega e acolhimento.

A biografia e o perfil espiritual dos videntes de Fátima serão também abordados durante a formação.

Este curso, que vai já na 15.ª Edição, deu origem ao livro “Dentro da Luz- Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima”, lançado em novembro de 2020. Esta obra, da autoria da Irmã Ângela Coelho, resultou do seu empenho pastoral de várias dezenas de anos, mas particularmente da orientação dos Cursos sobre a mensagem de Fátima, iniciativa com que o Santuário de Fátima assinalou o septenário de preparação para o Centenário das Aparições e que se mantém ainda como lugar privilegiado de divulgação da Mensagem.

A proposta formativa pretende dar a conhecer, de forma abrangente e articulada, o essencial da Mensagem de Fátima, na perpetiva do seu significado de esperança para toda a humanidade, expondo os elementos fundamentais das aparições da Cova da Iria e sistematizando aspetos temáticos, teologicamente enquadrados, numa relação dialógica com questões específicas da vida cristã.

A 1.ª Edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima aconteceu em junho de 2013.

A Irmã Ângela Coelho, natural do Porto, é religiosa da Aliança de Santa Maria desde 1995. É médica e licenciada em Ciências religiosas pela Universidade de Comillas, Madrid. Atualmente é mestra de noviças da sua congregação, diretora da Fundação Francisco e Jacinta Marto e vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia.

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.