23 de setembro, 2011

Outras fotografias  
Apostolado de Oração considera peregrinação como “Festa de Deus”
A 16 de Outubro, foi retomada uma iniciativa iniciada há cerca de trinta anos: a Peregrinação Nacional do Apostolado de Oração ao Santuário de Fátima.
“Esta nova iniciativa ultrapassou todos os cálculos”, refere o Padre Dário Pedroso, secretário-geral do Apostolado da Oração (AO) em Portugal.
Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o Padre Dário Pedroso classifica este encontro em Fátima como uma “verdadeira Festa de Deus” e confirma a presença de pessoas vinda de muitas paróquias de quase todas as dioceses de Portugal.
Os cálculos oficiais do Santuário de Fátima apontam para a presença de mais de 80 mil peregrinos na eucaristia dominical, celebrada às 11:00 no Recinto do Santuário. Ainda que outros grupos de peregrinos (34, no total, de sete diferente países), estivessem registados como participantes nesta celebração, o mais numeroso foi o do Apostolado de Oração.
“Os estandartes do Coração de Jesus eram mais de 200”, informa o Padre Dário Pedroso.
“Foi belo sentir como o Apostolado de Oração está bem vivo em muitas paróquias e conseguiu juntar tantos milhares de pessoas”, acrescenta o sacerdote.
O que significa pertencer ao Apostolado de Oração? O secretário-geral em Portugal deste movimento internacional nascido em França, no seio da comunidade jesuíta, e que chegou a Portugal em 1864, explica: “Primeiro a oferta da vida toda com Jesus Eucaristia para se ser hóstia viva com  Cristo; segundo: ser apóstolo pela oração, rezando e ensinando a rezar; terceiro: no coração da Igreja, rezar cada mês pelas grandes intenções que o Papa escolhe, unido, como família de orantes a milhões espalhados pelo mundo; quarto: promover o culto e a devoção ao Coração de Jesus, isto é, ajudar as famílias a rezar e a consagrarem-se ao Coração do Redentor, promover a Adoração Eucarística, assinalar a revista Mensageiro, órgão oficial do Apostolado da Oração”.
D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, Presidiu à eucaristia que marcou o momento mais importante do programa e falou aos peregrinos da riqueza espiritual do Apostolado da Oração e da devoção e culto ao Coração de Jesus.
“Creio que todas as comunidades cristãs, todas as famílias cristãs, na devoção ao Coração de Jesus, todos os associados do Apostolado de Oração, em cada comunidade, mantendo esta prioridade da devoção, isto é, da devoção centrada em Deus, se tornarão depois e consequentemente os primeiros obreiros da sociedade de nós todos, reconstruída segundo Deus, que quer o bem de todos e de cada um dos seus filhos, de todas e de cada uma das suas criaturas”, afirmou.
O Padre Dário, agradece desta forma a todos os envolvidos na organização da peregrinação: “A Peregrinação Nacional sem a colaboração dos Directores Diocesanos e suas equipas, sem a ajuda dos zeladores e associados em suas paróquias não teria sido a maravilha que foi. Bendito seja o Coração de Cristo. Que  Ele a todos agradeça e abençoe”, afirma. 
O Mundo renova-se com Cristo
Na manhã de hoje, 16 de Outubro, o Santuário de Fátima acolheu a primeira peregrinação nacional do “Apostolado de Oração”. O ponto principal do programa foi a eucaristia dominical, às 11:00, em que participaram outros 33 grupos organizados de peregrinos, vindos de sete diferentes países. Um outro grupo em peregrinação teve abrangência nacional: o grupo da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde, com 180 peregrinos.
No momento da homilia, em que assinalou que a presença do numeroso grupo do Apostolado de Oração – bem visível no Recinto do Santuário pelo elevado número de estandartes, mais de duas centenas, vermelhos - D. Manuel Clemente lembrou que este movimento “tanto bem tem feito por esse mundo além, porque renova paróquias, porque renova as vidas”.

O Apostolado de Oração é um movimento católico interna-cional, nascido no seio da comunidade jesuíta, que incentiva e promove a devoção ao Imaculado Coração de Jesus. Os seus associados ofe-recerem orações, sacrifícios e trabalhos em favor da Igreja. Este movimento chegou a Portugal em 1864. Actu-almente, está presente em todas as dioceses portuguesas e na maioria das paróquias. Esta manhã, rezou em Fátima pela renovação de todos os seus centros.
“Com Cristo e no Coração de Jesus Cristo, o Mundo renova-se e os corações também se levantam”, afirmou D. Manuel Clemente na sua meditação.
“Creio que todas as comunidades cristãs, todas as famílias cristãs, na devoção ao Coração de Jesus, todos os associados do Apostolado de Oração, em cada comunidade, mantendo esta prioridade da devoção, isto é, da devoção centrada em Deus, se tornarão depois e consequentemente os primeiros obreiros da sociedade de nós todos, reconstruída segundo Deus, que quer o bem de todos e de cada um dos seus filhos, de todas e de cada uma das suas criaturas”, afirmou. 
ARQUIVO:
D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, preside, a 16 de Outubro, no Santuário de Fátima à Peregrinação Nacional do Apostolado da Oração.
Em informação enviada à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, este movimento anuncia como principal intenção da peregrinação a oração “para que todas as paróquias de Portugal e seus pastores se comprometam na renovação dos Centros do Apostolado da Oração, vivendo com entusiasmo a espiritualidade do Movimento, sendo promotores da oração, da união com o Papa, da oferta com Jesus Eucaristia e do culto do Coração de Jesus”.
“Juntos, vamos a Fátima louvar e desagravar Jesus e sua Mãe”, anuncia a organização.
O programa da peregrinação inicia às 10:00, com a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a celebração da eucaristia, presidida por D. Manuel Clemente, às 11:00, no Recinto de Oração.
A organização convida os peregrinos a participarem, às 17:30, na procissão eucarística organizada pelo Santuário.
 
 
PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.