21 de julho, 2013


Bispo de Coimbra fala de Fátima como “lugar por onde Deus passa”
Com base nos textos litúrgicos para este XVI Domingo do Tempo Comum, nomeadamente da revelação e promessa de Deus a Abraão, da visita de Jesus à casa de Marta e de Maria e da referência ao encontro de Paulo com Cristo, D. Virgílio Antunes lembrou hoje na Cova da Iria “que Deus vem ao nosso encontro de muitas formas, mas sempre com o mesmo desejo de estar connosco e de nos indicar caminhos de salvação”.

“Deus espera acolhimento na fé, diálogo na oração, comunhão na vida”, mas espera também, “ação na caridade e serviço de amor tanto nas tarefas quotidianas e laborais de construção da comunidade humana como no apostolado e ação pastoral”, destacou o bispo de Coimbra na homilia da Eucaristia a que presidiu esta manhã no Recinto de Oração do Santuário de Fátima.

Para D. Virgílio Antunes, também as aparições de Nossa Senhora em Fátima, “embora sendo revelações privadas”, foram um meio escolhido por Deus “para ajudar a humanidade a estar atenta à Sua passagem, à sua visita”.

“Hoje reconhecemos que Fátima é um verdadeiro lugar de encontro com Deus ou então é um lugar por onde Deus passa, onde toca o coração das multidões e onde opera a graça de conversão do íntimo de muitas pessoas”, concluiu. 
Movimento da Mensagem de Fátima realiza 36.ª peregrinação ao Santuário de Fátima
Este fim de semana está a ser marcado pela presença, em grande número, de peregrinos ligados ao Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), associação canónica presente em todas as dioceses portuguesas do continente e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, com Estatutos aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa e que tem como principal missão conhecer, viver e dar a conhecer a Mensagem de Fátima.

Dirigindo-se diretamente aos membros do Movimento da Mensagem de Fátima que participavam na Eucaristia Dominical celebrada esta manhã no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, D. Virgílio Antunes lembrou que o específico da vida e da missão de cada mensageiro consiste “em viver a fé e trabalhar em ordem à conversão pela via mariana, ou seja, ajudando os homens a chegar a Jesus por meio de Maria”.

O bispo de Coimbra lembrou-lhes ainda: “haveis de ser pessoas que reúnem em si a capacidade de estar com o Senhor, na oração e na contemplação, na intimidade da adoração, mas igualmente pessoas ativas na realização da missão de evangelização e catequese, no serviço dos pobres e aos doentes, no amor aos pecadores, tudo fazendo para que se convertam e vivam”.

Realizada com carater anual esta que foi a 36.ª Peregrinação do MMF adotou como lema o tema proposto pelo Santuário de Fátima para este ano pastoral de 2012-2013, “Não tenhais medo”. Incluiu várias iniciativas de oração, reflexão e formação, realizadas a partir da tarde e durante todo o sábado e durante a madrugada deste domingo.

No momento da saudação a Nossa Senhora, na tarde de sábado, na Capelinha das Aparições, esteve D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima e, nessa condição, Assistente Geral do MMF.

Nas suas palavras aos mensageiros, D. António Marto focou sobretudo a pertinência da reflexão sobre o tema da peregrinação, como mensagem de “confiança e de esperança”, revelada por Deus a toda a humanidade e ao longo da história: “Não temais”.

Para o prelado, esta exortação à confiança em Deus faz também parte da mensagem de Fátima, que é “anúncio da grandeza da misericórdia de Deus, que é capaz de pôr um limite ao mal, usando para isso uma linguagem materna e do coração”, através de Maria.
Pela voz de D. Virgílio Antunes os mensageiros consagraram-se a Maria. 
LeopolDina Simões




ARQUIVO:


No fim de semana de 20 e 21 de julho, o Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) realiza a sua 36.ª peregrinação nacional anual ao Santuário de Fátima. Preside à peregrinação o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
 
Esta associação nacional, com estatutos aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa, adotou como tema da peregrinação aquele que neste ano pastoral guia as várias realizações e iniciativas no Santuário de Fátima: “Não tenhais medo”, alusivo à segunda aparição de Maria em Fátima, a 13 de junho de 1917.
 
CARTAZ
 
O programa da peregrinação será o seguinte:
 
Dia 20 (sábado)
 
14:30 – Acolhimento (Centro Pastoral de Paulo VI)
15:00 – Assembleia (Centro Pastoral de Paulo VI)
17:00 – Desfile para a Capelinha
17:15 – Saudação a Nossa Senhora, na Capelinha
18:00 – Via-Sacra com crianças aos Valinhos (concentração junto à Cruz Alta)
21:30 – Rosário, na Capelinha, e Procissão das Velas
23:00 – Missa, na Basílica da Santíssima Trindade
 
Dia 21 (domingo)
 
00:00 – Via-sacra aos Valinhos (concentração junto à Cruz Alta)
03:00 – Oração Mariana, na Capelinha das Aparições
04:00 – 1.ª Adoração Eucarística, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário
05:00 – 2.ª Adoração Eucarística, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário
06:00 – Oração de Laudes, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário
06:45 – Procissão Eucarística, no Recinto
10:00 – Rosário, na Capelinha das Aparições
11:00 – Missa da Peregrinação, no Recinto de Oração, presidida por D. Virgílio Antunes
PDF

HORÁRIOS

23 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.