20 de fevereiro, 2012

Ladainha dos beatos Francisco e Jacinta Marto
Pagela com a ladainha dos beatos Francisco e Jacinta Marto
A 20 de fevereiro de 2012, no 92º aniversário da morte da beata Jacinta Marto, D. António Marto concedeu o imprimatur à ladainha oficial aos pastorinhos beatos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto.
As fontes escritas usadas na composição da oração, além de vários textos litúrgicos, foram a homilia do Papa João Paulo II na cerimónia de Beatificação dos Veneráveis Francisco e Jacinta, a Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa sobre a Beatificação dos Pastorinhos de Fátima e as Memórias da Irmã Lúcia.
“Deus de infinita bondade, que amais a inocência e exaltais os humildes, concedei, pela intercessão da Imaculada Mãe do vosso Filho, que, à imitação dos bem-aventurados Francisco e Jacinta,  Vos sirvamos na simplicidade de coração para podermos entrar no reino dos Céus”, refere a oração conclusiva, no final da ladainha.
Numa primeira apresentação pública, a ladainha foi rezada na noite de 19 de fevereiro, na vigília realizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, momento em que foi distribuída a pagela oficial.
Na manhã do dia 20, a celebração da festa litúrgica teve início na Capelinha das Aparições com a recitação do rosário.
Seguiu-se uma procissão até à Igreja da Santíssima Trindade onde se celebrou a eucaristia, largamente participada. A animação musical esteve a cargo do coro infantil do Santuário de Fátima, Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, sob a direção do maestro Paulo Lameiro.
Durante a missa, todas as crianças presentes foram convidadas a subir ao presbitério, algumas ao colo de seus pais, onde receberam a bênção de Deus.
A todas, o Reitor do Santuário de Fátima, que presidiu à celebração, relembrou o desafio que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos videntes e, através deles, a todos: “Quereis oferecer-vos a Deus?”.
“A nossa resposta não custa nada, o que custa é depois que as nossas atitudes, com os nossos pais e na escola, sejam também o “sim” a Deus”, disse o Padre Carlos Cabecinhas.
No momento da homilia o Reitor disse que a santidade é possível a todos. “A santidade não é, de facto, um privilégio reservado a alguns eleitos: todos somos chamados a ser santos”, disse, acrescentando que “se hoje a santidade parece pouco atrativa, é sobretudo porque quando falamos de santos, pensamos em figuras exóticas, em pessoas estranhas e com vidas ainda mais estranhas”.
Para o Reitor, esta imagem dos santos muda se olharmos para o testemunho de vida dos Pastorinhos Beatos de Fátima.
“Nos Pastorinhos, a santidade adquire, para nós, um rosto familiar, próximo e, sobretudo, possível”, disse.
“(Francisco e Jacinta Marto) são um testemunho de santidade geograficamente próximo, porque viveram nesta terra em que nos encontramos. (…) São um testemunho de santidade temporalmente próximo: não são figuras de um passado longínquo, perdidos na memória. São testemunho de santidade próximo pela simplicidade das suas vidas de crianças”, explicou.
“Contemplando o seu exemplo, compreendemos mais facilmente que a santidade seja a vocação de todo o cristão”, exortou o Reitor.
Antes da eucaristia e à semelhança do que aconteceu pela primeira vez no ano passado, duas telas dos beatos Francisco e Jacinta Marto foram levadas em procissão deste a Capelinha das Aparições, onde foi recitado o Rosário, até à Igreja da Santíssima Trindade.
Os dois quadros, datados de Maio de 1999, são da autoria de Marcello Cassinari Vettor. As duas pinturas a óleo e folha de ouro sobre tela foram oferecidos a João Paulo II pela Associação Difendere la vita com Maria, aquando da peregrinação deste papa ao Santuário de Fátima, a 13 de Maio de 2000, data da beatificação dos videntes, e foram legados ao Santuário de Fátima por este pontífice.
NOTA: A pagela com a ladainha dos beatos Francisco e Jacinta Marto está disponível para venda na Livraria do Santuário de Fátima, pelo valor de 0,15€.
ARQUIVO:
No aniversário da morte da beata Jacinta Marto, a 20 de fevereiro a Igreja celebra o dia dos pastorinhos beatos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto.
O programa preparado este ano pelo Santuário de Fátima é especialmente direcionado para as crianças, adolescentes e jovens e seus familiares. Incluirá tempos de oração, catequese e celebração eucarística.
A 19 de fevereiro, a vigília iniciará às 21:30 com a recitação do rosário, na Capelinha das Aparições.
Será seguida de procissão para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Na Basílica terá lugar o ofício de leitura, um momento de veneração dos túmulos e com um momento de oração.
No Dia dos Pastorinhos, 20 de fevereiro, às 10:00 rezar-se-á o rosário, na Capelinha das Aparições, seguido de procissão, com os ícones dos beatos, para a Igreja da Santíssima Trindade, onde, às 11:00, se celebrará a missa.
Conferência temática
Para a parte da tarde, às 14:30, o Santuário de Fátima propõe uma conferência sobre a temática dos Pastorinhos, proferida pela Prof.ª Doutora Maria Luísa Malato, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na Basílica.
Programa:
19 de fevereiro, Vigília
21:30 – Rosário, na Capelinha, seguido de procissão para a Basílica
Na Basílica, momento de veneração dos túmulos, com a entrega e oração da Ladainha do Francisco e da Jacinta;
Bênção final.
20 de fevereiro
10:00 – Rosário, na Capelinha, seguido de procissão, com os Ícones dos Beatos, para a Igreja da Santíssima Trindade;
11:00 – Missa, na Igreja da Santíssima Trindade (animação litúrgica pela Schola Cantorum dos Pastorinhos de Fátima)
14.30 – Conferência sobre a temática dos Pastorinhos, proferida pela Prof.ª Doutora Maria Luísa Malato, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na Basílica.
- Apontamento musical pela Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima
- Apresentação da publicação “Francisco e Jacinta Marto: candeias que Deus acendeu” - catálogo das exposições comemorativas do centenário dos nascimentos dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.
PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.