18 de fevereiro, 2011

O programa definido este ano para a celebração da Festa Litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto tem como novidade a realização de uma vigília de adoração junto dos túmulos dos videntes, na noite do dia 19 de Fevereiro, sábado.
Assim, amanhã, 19 de Fevereiro, às 21:30, recitar-se-á, como habitualmente, o Rosário, na Capelinha das Aparições. Mas, apenas nesta noite, com carácter inédito, seguir-se-á uma procissão de velas, com a Cruz luminosa à frente, até à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. No andor irá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
Na Basílica realizar-se-á uma Vigília de Adoração junto dos túmulos de Francisco e Jacinta Marto. O momento incluirá a veneração das relíquias dos beatos. Para ajudar a um maior ambiente de oração, apenas haverá iluminação no presbitério e junto do lugar da tumulação dos beatos. Os fiéis serão convidados a permanecer de vela acesa.
Nas palavras do Reitor do Santuário de Fátima, P. Virgílio Antunes, todo o programa para este momento e para as celebrações do dia seguinte – Rosário às 10:00 na Capelinha das Aparições e Eucaristia às 11:00 na Igreja da Santíssima Trindade – são um convite à interiorização, sob a luz dos pequenos videntes a quem João Paulo II chamou “candeias que Deus acendeu”.
As breves vidas de Francisco e Jacinta Marto, a reflexão sobre os seus testemunhos e contemplação dos seus ensinamentos, marcarão todas as celebrações.
“Há tantas vertentes que estas crianças continuam a ensinar-nos, a possibilitar-nos de fazer catequese no amor a Deus, no amor aos outros, no encontro e no amor à natureza, e, depois, na própria ligação com a fé Cristã. É quase um não acabar de possibilidades”, sublinha o reitor.
Também o dia 20 de Fevereiro, no aniversário da morte de Jacinta Marto, ficará marcado por uma novidade. Isto porque, após a recitação do Rosário, a procissão em direcção à Igreja da Santíssima Trindade integrará neste dia duas telas representativas de cada um dos beatos.
Os quadros, datados de Maio de 1999, que seguirão em procissão e que depois, durante todo o dia, serão colocados no presbitério da igreja, são da autoria de Marcello Cassinari Vettor. De 120x80, são duas pinturas a óleo e folha de ouro sobre tela.
Foram oferecidos a João Paulo II pela Associação Difendere la vita com Maria, aquando da peregrinação deste papa ao Santuário de Fátima, a 13 de Maio de 2000, data da beatificação dos videntes, e foram legados ao Santuário de Fátima por este pontífice.
Na leitura da secção de Arte Sacra e Património do Santuário do Fátima, “tal como quando figura Francisco, o pintor toma a liberdade dos profetas, antecipando o atributo iconográfico dos que já são cultuados: constituída por pequenas partículas de folha de ouro, por detrás da figura de Jacinta, desenhou uma enorme auréola dourada, qual sol de luz que bem realça o rosto da vidente que, a partir do ano 2000, é considerada pela Igreja, candeia que Deus acendeu”.
Crianças estão convidadas a participar
No 91º aniversário da morte da Beata Jacinta Marto, a 20 de Fevereiro de 2011, celebra-se a Festa Litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta.
Neste dia em que se faz memórias de duas crianças protagonistas e embaixadoras da mensagem de Fátima para o Mundo, todas as crianças são convidadas a participar, em companhia dos seus familiares e catequistas, no programa organizado especialmente para elas, pelo Santuário de Fátima.
Na noite de 19, recitar-se-á, como habitualmente, o rosário, na Capelinha das Aparições. Mas, apenas neste dia, seguir-se-á uma procissão de velas até à Basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde terá lugar uma Vigília de Adoração, junto aos túmulos dos Beatos Francisco e Jacinta Marto
No dia 20, as celebrações iniciam às 10:00 com a recitação do rosário, na Capelinha das Aparições.  Seguir-se-á uma procissão com as imagens de Francisco Marto e de Jacinta Marto para Igreja da Santíssima Trindade,  onde será celebrada a eucaristia.
A animação musical estará a cargo dos meninos e das meninas da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, o coro infantil do Santuário de Fátima.
 Missionários da Consolata oferecem concerto
O coro infantil do Santuário de Fátima, Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, apresentará um concerto, na tarde de 20 de Fevereiro,  no Auditório do Centro Missionário Allamano.
O concerto, oferecido pelos Missionários da Consolata, terá entradas livres e início às 15:30. Será dirigido pelo Maestro Paulo Lameiro, acompanhado pelo organista titular do Santuário de Fátima, João Santos.
 
 
PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 12h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.