17 de abril, 2010

 
Oração, beleza e alegria marcaram a “festa da fé” na cidade de Leiria, nos dias 21 a 23 de Maio. Na missa de encerramento, o bispo diocesano, D. António Marto, fez um apelo vibrante aos fiéis para que desejem e correspondam à graça da santidade, que é dada a todos pelo Espírito Santo. No final da procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima junto à igreja de Santo Agostinho, co-padroeiro da Diocese, a emoção do adeus com os lenços brancos a abanar dominava os corações e fazia correr as lágrimas nos rostos. Terminavam assim três dias intensos de espiritualidade e de comunhão eclesial que reuniram milhares de pessoas de todas as idades.
A Igreja de Leiria-Fátima viveu deste modo um extraordinário Pentecostes “com Maria, mãe de Jesus”. Manifestou-se e descobriu-se como um corpo vivo, fervoroso, criativo, jubiloso, plural, sem vergonha de se apresentar na cidade e dar testemunho da sua fé. As variadas actividades espirituais, culturais e lúdicas envolveram e atraíram pessoas de todas as idades. 
Neste evento manifestou-se a grande diversidade existente na Igreja diocesana: as diferentes idades e os dons de que são portadoras: a alegria, vivacidade e encanto das crianças e dos adolescentes; o dinamismo, criatividade e jovialidade dos jovens; o talento e capacidade de realização dos adultos; a serenidade, piedade e sabedoria dos idosos; bispo, sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos colaboraram, conviveram e oraram em comum; os vários carismas e instituições eclesiais encontraram-se e mostraram-se nas suas diferenças e nos bens de que são portadores; manifestaram-se as múltiplas expressões da vida animada pela fé: a oração e as celebrações, as actividades de rua, a música em variadas formas, o espectáculo, a reflexão e a descoberta de novos conhecimentos, o silêncio, a contemplação e a meditação, a reconciliação pessoal e o perdão... Muitos fios teceram esta festa da fé, mostrando o belo rosto da Igreja na multiplicidade dos rostos dos seus membros.
Esta realização constituiu um projecto comum no qual se envolveram e colaboraram variadas pessoas, grupos e instituições. No final, eram muitas as expressões de satisfação pela experiência vivida. E havia já quem  perguntasse pela continuação, aproveitando os dinamismos desencadeados. Em resumo, no culminar de um ano pastoral com o objectivo de “ir ao coração da Igreja”, a festa marcou positivamente quem nela participou, atraiu gente nova e irradiou alegria, beleza e espiritualidade pela cidade.

Padre Jorge Guarda
 
 
ARQUIVO:
Uma semana depois de receber a visita do Papa Bento XVI, a Imagem de Nossa Senhora de Fátima será levada à cidade de Leiria, em mais uma das suas raras saídas da Capelinha das Aparições. 
A Imagem, que deixará pela 11ª vez o Santuário de Fátima, desde 1942, estará presente na “Festa da Fé”, promovida pela Diocese de Leiria-Fátima.
Chegará ao Posto de Turismo de Leiria na sexta-feira 21 de Maio, pelas 21:15. Após o acolhimento, será levada em procissão de velas até à Sé de Leiria.
No dia seguinte, às 21:00, haverá um momento de louvor a Nossa Senhora, com um concerto coral, numa organização conjunta com a autarquia municipal de Leiria.
A despedida da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da Diocese de Leiria-Fátima junto com Santo Agostinho, está marcada para depois da Missa de encerramento, que será celebrada na Igreja de Santo Agostinho às 16:30 de 23 de Maio.
Esta saída da Imagem de Nossa Senhora de Fátima enquadra-se no programa da “Festa da Fé”, que a Diocese de Leiria-Fátima realizará de 21 a 23 de Maio, numa iniciativa com carácter inédito em Portugal, em que a Igreja diocesana se propõe dar-se a conhecer nas suas diferentes estruturas, movimentos e pessoas.
“Um dos aspectos a salientar (nesta deslocação da Imagem de Nossa Senhora a Leiria) é mostrar a ligação da diocese de Leiria-Fátima à sua padroeira: Nossa Senhora de Fátima. É ela que torna mais conhecida esta diocese no mundo. É a padroeira que vem em visita à cidade que é cabeça da diocese”, explicou D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, em conferência de Imprensa realizada a 12 de Abril na Sé Episcopal de Leiria, para apresentação desta actividade em que são parceiras várias entidades civis como a Câmara de Leiria, a Junta de Freguesia de Leiria, o Arquivo Distrital e a Entidade de Turismo de Leiria-Fátima, entre outras.
Preparam-se três jornadas de festa e celebração, com actividades pastorais, lúdicas, desportivas e culturais, abertas à participação de todos os diocesanos de Leiria-Fátima, mas com convite alargado a todos os interessados.
Será uma cidade em festa, uma vez que os principais espaços físicos de Leiria serão ocupados com actividades ou celebrações. Preparam-se dias, adianta D. António Marto, “de alegria, festa, encontro, numa palavra: fraternidade”. 
Esta Festa, considera o bispo, será “uma oportunidade de a Igreja diocesana tomar consciência de si mesma, de que é uma comunidade viva, do seu contributo à sociedade, para que tenha um certo brio de si mesma”.
O programa da Festa da Fé está disponível em: https://www.leiria-fatima.pt/index.php 
Sobre a Imagem de Nossa Senhora de Fátima: # 
PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.