07 de março, 2012


Na 81ª Peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima, a Fátima, a 24 e 25 de março, D. António Marto deixou alguns desafios aos seus diocesanos, propostas que podem estender-se a todos os cristãos.

Nas suas palavras durante a homilia, D. António Marto lembrou que “o mundo tem necessidade urgente do grande sinal profético da caridade fraterna, sobretudo em relação aos mais carenciados e sofredores”, e alertou que “não basta falar de Jesus. É preciso fazer vê-lo, de algum modo, com o testemunho eloquente da própria vida no mundo”.
O tema da peregrinação foi “Testemunhas de Cristo no mundo, a convite de Maria”. Em jeito de convite, o bispo de Leiria-Fátima exortou à renovação e ao compromisso do testemunho da fé, como Maria.
“Queremos ver Jesus – dizem alguns nossos contemporâneos afastados da fé – na santidade de vida quotidiana dos cristãos, na pessoa e na vida dos leigos, dos sacerdotes e dos consagrados: no testemunho duma fé viva, alegre, irradiante; na presença dos cristãos no mundo como lugar de vocação e missão, de graça e santificação; na qualidade de serviço, competência e dedicação com que trabalham no seu sector profissional; no empenho em contribuir para o bem comum na edificação duma sociedade justa, fraterna, solidária, pacífica”, disse.
“A transformação da sociedade, o projeto de sociedade não se reduz a um boletim de voto. É inseparável do empenho social pela dignidade da pessoa e da vida humana, pela justiça, pela verdade e transparência contra a corrupção e a fraude”, acrescentou.
Na peregrinação realizou-se o Festival da Canção Jovem. Concorreram oito temas. Venceu a canção “Luz de Deus”, do Grupo de Jovens da Paróquia de S. Mamede, Ba-talha.
Três paróquias da diocese evocaram os seus 500 anos: Monte Real, Batalha e Reguengo do Fétal. O Colégio de S. Miguel celebrou os seus 50 anos.
L.S. 
 
ARQUIVO:
Três paróquias celebram 500 anos em 2012
A Diocese de Leiria-Fátima prepara a 81ª peregrinação ao Santuário de Fátima, este ano sob o lema: “Testemunhas de Cristo no mundo, a convite de Maria”. A peregrinação decorrerá no domingo 25 de março, sendo que estão a ser organizadas atividades especificas para jovens e escuteiros para o dia 24, orientadas, respetivamente, pelo Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil e pela Junta Regional do CNE.
Na Carta para o ano pastoral de 2011/12, que intitulou “Testemunhas de Cristo no mundo”, D. António Marto, bispo da diocese, convidou os seus diocesanos a participarem na peregrinação.
“A peregrinação diocesana no 5º Domingo da Quaresma há de ajudar-nos a acolher o convite de Maria e a corresponder-lhe tornando-nos construtores de relações de paz, promovendo a reconciliação e a justiça e empenhando-nos na defesa do bem comum e da solidariedade”, escreveu D. António Marto.
No item em que se refere à peregrinação diocesana, que designou como “Fátima e a civilização do Amor e da Paz”, D. António reiterou as palavras proferidas pelo Papa Bento XVI, em maio de 2010 na sua peregrinação a Fátima, e lembrou que Nossa Senhora "ilumina-nos o caminho com o seu apelo em Fátima, chamando os cristãos a assumirem a sua responsabilidade no mundo”.
O prelado convidou ainda os seus diocesanos a associaram-se “espiritualmente” ao lema do Santuário para este ano: “Quereis oferecer-vos a Deus?”.
“É o pedido que Nossa Senhora faz aos pastorinhos e espera a resposta da nossa generosa disponibilidade aos desígnios de Deus para a salvação e a paz do mundo lacerado por injustiças, ódios e conflitos”, refere.
Os programas previstos para 24 e 25 de março são os seguintes:
Dia 24, sábado: atividades para jovens e escuteiros orientados, respetivamente, pelo Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil e a Junta Regional do CNE.
Dia 25, domingo: Programa geral   
8:00-9:00 – Confissões na Capela da Reconciliação, da Igreja da Santíssima Trindade
8:45 – Concentração e oração da manhã na igreja da Santíssima Trindade.
9:40 – Caminhada para a Capelinha e saudação a Nossa Senhora
10:00 – Oração do Rosário, celebração da Eucaristia e bênção dos doentes
14:30 – Evocação festiva no Centro Paulo VI, com apresentação das paróquias que celebram 500 anos (Monte Real, Batalha e Reguengo do Fétal) e do Colégio de S. Miguel na comemoração dos seus 50 anos.
Outros pormenores desta peregrinação: https://www.leiria-fatima.pt/  
PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.