28 de maio, 2011

O colorido da tradição do folclore de Portugal esteve esta manhã em Fátima, naquela que foi a 9ª edição da Peregrinação da Federação do Folclore Português (FFP) a este santuário. A organização anunciou a presença de 156 grupos folclóricos, representativos de todas as regiões do país e como intenção principal para esta peregrinação pedir a Deus e a Nossa Senhora protecção para o povo português. Como intenção particular, este grupo rezou em Fátima para que as várias comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo trabalhem “com entusiasmo, amor e dedicação ao próximo”.
O outro grande grupo em Fátima foi o da 28ª Peregrinação da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. Anunciaram-se cerca de 3.500 pessoas, acompanhadas pelo bispo diocesano, D. Antonino Dias.
A Eucaristia, às 11:00, no Recinto do Santuário, foi ponto alto do programa destes dois grupos e de outros 44 que se anunciaram em Fátima neste domingo.
D. Antonino Dias presidiu à missa.Concelebraram o bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, D. Augusto César, e vários sacerdotes.
Durante a homilia, D. Antonino Dias exortou à evangelização. “A evangelização continua a ser o primeiro serviço à Igreja e à humanidade”, disse, sublinhando que “há que falar de Jesus”, porque “Ele é o centro do cosmos, da história, o filho de Deus, o salvador do mundo”.
Destacou ainda que um santuário “é um sinal da presença salvífica de Deus na história”, é o local onde o povo “se revigora”, onde “se renovam os compromissos assumidos ao longo da vida”.
No momento do ofertório, subiram ao altar o pão e o vinho para a consagração, mas também, pelas mãos de membros dos grupos e ranchos de folclore, várias ofertas bem distintivas de cada região do país, entre as quais produtos agrícolas, da pastorícia e de artesanato.
A animação musical da celebração coube ao Coro do Santuário de Fátima e à Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura, dirigidos pela maestrina Rita Pereira.
AGENDA: 31 de Maio: Federação Nacional de Feirantes realiza encontro em Fátima
A Federação Nacional das Associações de Feirantes (AFNA) realiza a 31 de Maio, terça-feira, o 6º Encontro Nacional de Feirantes em Fátima.
O programa inicia com a celebração da Eucaristia, às 10:30, na Capelinha das Aparições. Preside à celebração o bispo emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva.
 
ARQUIVO
De carácter anual, realiza-se, a 29 de Maio, em Fátima, a Peregrinação Nacional da Federação do Folclore Português.
Na 9ª edição, esta peregrinação anuncia a presença de cerca de 12.000 peregrinos e a representação de todas as regiões do país através dos seus grupos folclóricos e etnográficos.
O programa inicia às 9:30 com o desfile dos grupos do Parque 7 até ao Recinto de Oração, a recitação no rosário, às 10:00 na Capelinha, e, às 11:00, após a procissão para o altar, a celebração da eucaristia, no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, presidida pelo Bispo de Portalegre-Castelo Branco, D Antonino Dias.
O outro grande grupo em Fátima será o da 28ª Peregrinação da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.
Anunciam-se à volta de 3.500 pessoas, acompanhadas pelo bispo diocesano, D. Antonino Dias, que presidirá à missa das 11:00.
O programa desta peregrinação anual será, também, às 10h00, a recitação do rosário na Capelina das Aparições e, às 11h00, a celebração da eucaristia no Recinto.
A missa das 11:00 será transmitida em directo pela RTP/Canal 1.
 
PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.