25 de maio, 2016

Banner1.jpg


2ª visita temática à exposição Terra e Céu-Peregrinos e Santos de Fátima centrada na escultura de Cristo de Mont´Irás

Iniciativa tem lugar no dia 1 de junho
 

Realiza-se no próximo dia 1 de junho, pelas 21h15, a segunda visita temática à exposição temporária “Terra e Céu- Peregrinos e Santos de Fátima”, que se encontra patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

Esta visita, centrada na escultura do Cristo de Mont´Irás, uma peculiar obra artística do século XIV, será orientada pelo diretor do Museu Diocesano de Santarém e Presidente da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja, Pe. Joaquim Ganhão e pela conservadora do Museu Diocesano de Santarém, Eva Raquel Neves.

Devido à forma pouco comum, a religiosidade popular atribuiu a esta peça uma explicação milagrosa, conhecida como o milagre da pastorinha de Santarém.

A Imagem de Cristo respeita a “anatomia pouco natural do gótico, num tratamento peninsular, com destaque para o alongamento exagerado do tronco, das mãos e do saio, o traçado ritmado das costelas, o ventre saliente, e as pernas unidas, sem separação escultórica”.

A cruz, por sua vez, “é tardia, apenas orlada a ouro e com um resplendor e remates em volutas entalhadas, ambos dourados”.

Esta visita temática é a segunda de um conjunto de seis visitas temáticas que o Santuário propõe a esta exposição temporária, nas primeiras quartas feiras de cada mês, com entrada livre.

As próximas visitas realizam-se a 6 de julho – “A Última Ceia”, de Joaquim Correia: o cartão, a prova e a tapeçaria; a 3 de agosto – Fama de Santidade: registos biográficos inscritos nos caminhos de Fátima; a 7 de setembro – Os pés dos peregrinos e as mãos que deles cuidam e a 5 de outubro – Na primeira pessoa: as obras explicadas pelos seus autores.

Além das visitas temáticas o Santuário propõe também visitas guiadas a esta mesma exposição aos sábados de manhã e de tarde.

 Estas visitas semanais, aos sábados, têm como objetivo primordial “contribuir ainda mais para qualificar a visita ao Santuário de Fátima, colocando ao serviço do peregrino guias que possibilitem uma experiência enriquecedora e complementar à experiência orante e celebrativa vivida em Fátima”, explicou à sala de imprensa do Santuário o diretor de Serviço de Estudos e Difusão, Marco Daniel Duarte.

A secção de Arte e Património do Santuário de Fátima adianta que todas as visitas são realizadas por pessoas “habilitadas”, que fornecerão as informações necessárias para facilitar a compreensão e a interpretação dos conteúdos desenvolvidos na exposição.

Marco Daniel Duarte refere ainda que “o Santuário de Fátima é cada vez mais procurado por pessoas com cultura elevada, peregrinos que já se habituaram a encontrar aqui espaços de reflexão construídos a partir de linguagens contemporâneas usadas para transmitir os conteúdos da fé, da história e mensagem de Fátima”.

A exposição temporária do Santuário de Fátima - “Terra e Céu: peregrinos e santos de Fátima”-, patente ao público até dia 31 de outubro,  recebeu até à Páscoa 51 109 visitantes, uma média de 12 700 visitantes por mês.

A exposição está organizada em seis núcleos: “A luz de Cristo”, recebida pelo Batismo; “Os pés dos peregrinos”; “O alimento da jornada: a palavra e o pão repartidos; subir aos céus de Fátima: os Santos da Colunata do Santuário” e “Os Santos da Cova da Iria: Fátima, lugar de Santidade” e, finalmente, “ Cristo, prémio e coroa da vida”.

PDF

HORÁRIOS

23 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.