30 de setembro, 2010

- Bispo de Leiria-Fátima agradece a Deus o dom inestimável das vocações -
A iniciativa celebra-se desde há anos no Santuário de Fátima, numa organização da Fraternidade Sacerdotal da diocese e sempre com a presença do bispo diocesano. Também este ano, a Diocese de Leiria-Fátima celebrou em ambiente de festa e de acção de graças, a 30 de Setembro, o jubileu da ordenação sacerdotal de cinco membros da associação. Os padres António da Piedade Bento e João Beato celebram em 2010 as suas bodas de ouro sacerdotais. Mário de Almeida Verdasca, Virgílio do Nascimento Antunes e Virgílio do Rocio Francisco as bodas de prata.
O momento serviu, nas palavras de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, “para expressar o nosso reconhecimento para com eles e a nossa alegria vivida na fraternidade eclesial e na união sacerdotal”.
A comemoração começou com a celebração da Missa na Igreja da Santíssima Trindade, presidida pelo bispo, concelebrada pelos sacerdotes do presbitério diocesano e participada por representantes das comunidades que são servidas por estes sacerdotes, pelos seus familiares e por peregrinos.
“Na celebração jubilar vive-se a acção de graças ao Senhor pelo dom inestimável do sacerdote, da vocação”, começou por afirmar D. António na homilia.
Para D. António uma celebração jubilar, um aniversário, "é  um convite a olhar não só para o passado, mas também para o futuro”.
 “A primeira missão é rezar, e a oração deve estar voltada para a missão concreta. A oração mantém viva a consciência de que tudo é graça”, afirmou o bispo ao lembrar o testemunho de S. Jerónimo, presbítero e doutor da Igreja, do século IV, ordenado aos 30 anos, “enamorado da Palavra de Deus, a ela dedica toda a sua vida” e para quem a evangelização “deve ser diligência, simplicidade e amor gratuito”.
 A primeira prioridade da missão é “levar Deus aos homens, abrir o coração dos homens a Deus”. Sempre com a figura de S. Jerónimo como guia, D. António Marto acredita que “missão requer levar o Evangelho não só ao íntimo do homem mas também ao coração do mundo, ao íntimo de todas as culturas”.
Aos cristãos e “contra a banalização dos modos de relação, dos costumes e dos modos de viver”, o bispo de Leiria-Fátima exorta que “é necessário que levem o Evangelho como fermento de uma nova cultura”, assente na “dignidade da pessoa humana”.
Sala de Imprensa do Santuário de Fátima
 
 
A Fraternidade Sacerdotal da Diocese de Leiria-Fátima reúne em ambiente de festa e de acção de graças no próximo dia 30 de Setembro, no Santuário de Fátima, para celebrar em comum o jubileu da ordenação sacerdotal de alguns membros da associação. 
 
"Este ano celebraram as suas bodas de ouro sacerdotais os padres: António da Piedade Bento e João Beato, ordenados a 11 de Setembro de 1960; e as bodas de prata os padres: Mário de Almeida Verdasca, Virgílio do Nascimento Antunes (Reitor do Santuário de Fátima) e Virgílio do Rocio Francisco, ordenados a 29 de Setembro de 1985", informa o presidente da Fraternidade, o padre Adelino Filipe Guarda.
 
A Eucaristia será celebrada às 11:00, na IGREJA DA SANTÍSSIMA TRINDADE. Preside D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.  
 
"Aos próprios, que de bom grado se dispõem a tomar parte na celebração que vai ser presidida pelo nosso Bispo, apresento desde já os melhores votos de parabéns por este belo acontecimento; a todos os membros da Fraternidade renovo o convite já feito com insistência na última Assembleia, para que façam todos os possíveis por participar", sublinha o Padre Adelino Filipe Guarda.
 
PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.