01 de agosto, 2016

Banner2_Siza.jpg


4ª Visita temática à exposição "Terra e Céu-Peregrinos e Santos de Fátima” centrada no Lava-Pés

Iniciativa tem lugar no dia 3 de agosto no Convivium de Santo Agostinho, Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

 

Realiza-se no próximo dia 3 de agosto, pelas 21h15, mais uma visita temática à exposição temporária “Terra e Céu- Peregrinos e Santos de Fátima”, desta feita centrada no Lava-Pés.

Esta visita temática, a quarta de um conjunto de seis que o Santuário propõe até outubro à exposição temporária, nas primeiras quartas-feiras de cada mês, com entrada livre, está centrada no tema do lava-pés com o título “Os pés dos peregrinos e as mãos que deles cuidam” e visa uma abordagem ao conceito e simbologia do lava-pés bem como à forma como é vivido no Santuário de Fátima.

A visita vai ter como orientador o teólogo Pedro Valinho Gomes, e a Servita de Nossa Senhora Teresa Mendes.

Pedro Valinho Gomes fará um enquadramento teológico desta visita, e em declarações à Sala de Imprensa explica que «a narrativa do lava-pés representa uma das mais belas páginas do evangelho de João e simultaneamente uma das mais surpreendentes. Que, a meio da ceia, Jesus se levante, se dispa e lave os pés dos seus discípulos não pode deixar de nos surpreender, como aliás surpreendeu o próprio Pedro».

O teólogo acrescenta ainda que «este “escândalo” ajuda-nos a compreender que, quando Jesus pede que a Igreja repita este gesto profético, tem a intenção de revelar algo mais do que simplesmente a instrução de lavar os pés uns aos outros», e deste modo esta ação ganha uma especial importância em Fátima uma vez que «os peregrinos, que alimentam o seu caminhar com a esperança da promessa de Deus, são acolhidos com este mesmo gesto do lava-pés. É a Igreja que aqui cumpre o mandato do Cristo: uma igreja que se despe para acolher o outro e, nesse gesto de amor, ser sinal visível do dom da comunhão e da hospitalidade».

«Os pés dos peregrinos, que carregam as feridas e o cansaço de um caminho animado pela urgência da promessa, encontram-se com as mãos dos que os acolhem respondendo ao imperativo do Cristo: «como eu fiz, fazei também». Tocamos assim a essência do discipulado cristão».

As próximas visitas a esta exposição que se encontra patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, realizam-se a 7 de setembro – Fama de Santidade: registos biográficos inscritos nos caminhos de Fátima e a 5 de outubro – Na primeira pessoa: as obras explicadas pelos seus autores.

Além das visitas temáticas o Santuário propõe também visitas guiadas a esta mesma exposição aos sábados de manhã e de tarde.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.