13 de março, 2018

3J3A0805.JPG

 

5º Aniversário do Pontificado do Papa Francisco lembrado no Santuário de Fátima

Basílica da Santíssima Trindade acolheu peregrinação mensal de março

 

A Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, acolheu esta manhã a missa inserida no programa da peregrinação mensal de março. Na missa presidida pelo Reitor do Santuário, o Pe. Carlos Cabecinhas, foi lembrado o 5º Aniversário do Pontificado do Papa Francisco, uma data que "não pode ser ignorada" e que nos desafia a rezar pelo Santo Padre.

“As orações pelo Papa são intenção permanente neste lugar, como parte integrante da mensagem de Fátima”, lembrou.

O Pe. Carlos Cabecinhas, na homilia, falou do modo como o Evangelho proclamado apresenta Maria, “junto à cruz do seu Filho e esse extremo ato de amor de Jesus que nos confiou aos cuidados da Sua e nossa Mãe”.

“É porque Jesus nos confiou aos cuidados de Nossa Senhora, que os cristãos recorrem confiantes à sua ajuda e proteção”, e isso é visível aqui em Fátima, onde se “manifesta esse cuidado materno de Maria por nós”.

O Reitor do Santuário explicou que, nas Aparições de 1917, Nossa Senhora “apresentou o seu Coração Imaculado como nosso refúgio, como lugar materno que nos acolhe nas tempestades da vida”.

“É esse conforto materno que encontramos aqui em Fátima, junto dela. Por isso, lhe apresentamos as nossas súplicas e pedimos a sua ajuda para as nossas dificuldades”, reiterou.

O Pe. Carlos Cabecinhas esclareceu que “Receber Maria na nossa vida significa imitá-la nas suas atitudes, acolher a sua mensagem e as suas exortações”, e receber Nossa Senhora é também “acolher o veemente apelo à conversão que ela aqui veio trazer-nos”.

“A exortação à conversão atravessa toda a mensagem de Fátima e está patente no pedido repetido para que os homens não ofendam mais a Deus e no apelo à oração e aos sacrifícios pelos pecadores, que marcam a mensagem de Fátima do primeiro ao último momento. O pequeno Francisco afirmava: “Gosto tanto de Deus! Mas Ele está tão triste, por causa de tantos pecados! Nós nunca havemos de fazer nenhum”. É isto a conversão!”

Na oração dos fiéis, o Papa Francisco foi novamente lembrado, numa prece para que “Nossa Senhora o proteja na sua missão”. A oração pela paz também esteve presente nesta celebração, para que “os que procuram a concórdia e a paz suspendam a guerra”.

Nos servições do Santuário fizeram-se anunciar dois grupos de peregrinos.

 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.