06 de março, 2020

1 (1).jpg

5.ª Edição do Fátima (En)Contraste terá como tema Dar corpo ao dom - «…uma grande ferida aberta no peito»

Santuário de Fátima decidiu adiar iniciativa para nova data a anunciar

 

O Santuário de Fátima decidiu adiar 5.ª Edição do Fátima (En)Contraste com o tema Dar corpo ao dom - «…uma grande ferida aberta no peito», inicialmente prevista para 28 de março, na sequência dos recentes desenvolvimentos e evoluções na epidemia por Covid-19, seguindo de forma responsável, as recomendações das autoridades de saúde e, assim, protegendo as vidas de todos.

O centenário da morte de Santa Jacinta Marto será o mote para este encontro, destinado a jovens e promovido pelo Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima. Este momento, irá contar com a presença de Inesa Markava, utilizando a dança como modo de expressar a santidade enquanto vivência.

Inesa Markava, nasceu em Minsk, na Bielorrússia, e aos 5 anos começou a estudar dança (clássica e de carácter) e música (piano e coro). Em 2002 ingressou na Universidade de Cultura e Artes em Minsk e durante 3 anos estudou representação, encenação, cenografia, gestão cultural, música, história da arte e estética entre outras disciplinas do curso Pedagogia Sócio-Cultural. Em 2005, ganhou uma bolsa de intercâmbio com duração de 1 ano em Portugal, durante este tempo trabalhou numa equipa internacional no âmbito de programação cultural e ambiental. Em 2006 começou a trabalhar na Escola de Artes SAMP como professora de Teatro e Jardim das Artes (música e dança) e em 2007 começou fazer parte de projeto Berço e Concertos para Bebês. Desde 2016 é doutoranda em Arte Contemporânea no colégio das Artes em Coimbra com o tema de Dança Contemporânea no Espaço Expositivo.

O Centenário da morte de Santa Jacinta Marto desafia crianças e adolescentes a viverem a Mensagem de Fátima, para isso o Santuário aposta em quatro formatos, com programa próprio, para ajudar as crianças e adolescentes a aprofundar a espiritualidade dos Pastorinhos.

Os primeiros sábados com as crianças, Um dia com o Francisco e a Jacinta, Visitas acompanhadas e a Peregrinação das Crianças são quatro propostas concretas que o Santuário de Fátima, através do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, desenvolve e propõe neste ano em que se assinala o centenário da morte de Santa Jacinta Marto.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.