31 de agosto, 2016

Banner1_Fama.jpg


5ª Visita temática à exposição "Terra e Céu-Peregrinos e Santos de Fátima” centrada na Fama de Santidade

Iniciativa tem lugar no dia 7 de setembro no Convivium de Santo Agostinho, Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.
 

Realiza-se no próximo dia 7 de setembro, pelas 21h15, mais uma visita temática à exposição temporária “Terra e Céu- Peregrinos e Santos de Fátima”, desta feita centrada na Fama de Santidade: registos biográficos inscritos nos caminhos de Fátima.

Esta visita temática, a quinta de um conjunto de seis que o Santuário propõe até outubro à exposição temporária, nas primeiras quartas-feiras de cada mês, com entrada livre, está centrada no tema da santidade, daqueles que mesmo ainda não tendo sido proclamados beatos são conhecidos pela sua fama de santidade, e são recordados na última parte da exposição. 

A visita vai ter como orientadora a Ir. Ângela Coelho, postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta Marto, e vice-postuladora da causa de beatificação da Irmã Lúcia.

A religiosa da Aliança de Santa Maria vai tratar a vida de «alguns peregrinos de Fátima  que trilharam esta terra com um jeito diferente», porque «os seus olhos viram mais longe, o seu coração sentiu mais fundo, as suas mãos moveram-se mais generosas».

O tema da visita, Fama de santidade: Registos biográficos inscritos nos caminhos de Fátima, reflete nos «Santos já canonizado pela Igreja, ou aqueles que ainda aguardam a sua palavra definitiva e que se deixaram iluminar por esta mensagem. Confiaram na Senhora do Rosário, aprenderam com ela e agora são nosso modelo de peregrinar até ao Céu», explica a Ir. Ângela Coelho em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

«Porque habitaram o tempo que é o nosso deixaram objetos que reconhecemos a um primeiro olhar. Desde os mais simples – um terço –, ao mais erudito – uma Rosa de Ouro –, são todos frágeis sinais que nos remetem para Deus e para realidade de quem os usou. São, por isso, relíquias. Podemos olha-los com devoção ou, simplesmente, como objetos que nos falam de uma cultura ainda próxima de nós. É este o convite. Ler, com a linguagem feita da matéria tangível de algumas peças, a biografia que estes peregrinos deixaram inscrita nos caminhos de Fátima^», é este o desafio que a postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta Marto, e vice-postuladora da causa de beatificação da Irmã Lúcia quer deixar a todos os peregrinos que integrem a visita.

A próxima visita a esta exposição que se encontra patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, realiza-se a 5 de outubro – Na primeira pessoa: as obras explicadas pelos seus autores.

Além das visitas temáticas o Santuário propõe também visitas guiadas a esta mesma exposição aos sábados de manhã e de tarde.

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.