25 de janeiro, 2023

captura-de-ecra-2023-01-25-214521.jpg

 

8.º Edição do Curso de Verão do Santuário de Fátima vai debater-se sobre a temática da peregrinação

Iniciativa foi anunciada no final do webinar DesCodificar Fátima, esta noite

 

A segunda edição do webinar DesCodificar Fátima terminou esta noite com um balanço positivo. Esta iniciativa chegou muitos participantes espalhados por diferentes lugares de Portugal e do estrangeiro (Europa, África e América), o que segundo Marco Daniel Duarte, “permitiu levar mais longe a investigação que se faz no Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, cuja missão é a de investigar e difundir o conhecimento sobre Fátima, a sua história e a sua mensagem”.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o Diretor do Departamento de Estudos, explico que têm chegado “ecos muito positivos relativamente aos temas que nos propusemos tratar e que, manifestamente, interessam aos investigadores e a diferentes agentes da pastoral que um pouco por todo o mundo se interessam por Fátima”.

“Este seminário procurou tratar os temas à maneira de sínteses o que levou a um esforço muito grande por trabalhar as temáticas em ordem a didatizar os seus conteúdos e, nalguns casos, a apresentar nova investigação propositadamente feita para este seminário on-line”, acrescentou ainda.

Esta noite André Melícias, coordenador do Serviço de Arquivo e Biblioteca do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, falou sobre o Correio de Nossa Senhora, que começou a chegar de forma “consistente”, a partir da década de 50, e que impressionam pela “multiplicidade de formatos em chegam”.

Sobre o sentido das mensagens, André Melícias sublinhou o fato das mesmas permitirem a "materialização da oração, propagando as no tempo" e ainda a vantagem de as mesmas “vencerem a distância física” que muitas vezes separa os fiéis de Nossa Senhora.

Enquanto série documental “refletem o perfil do peregrino de Fátima e a sua relação de confiança”. Recorde-se que em 2017, o ano do Centenário das Aparições, foi batido o record absoluto, que corresponde a 10 % da documentação total em arquivo.

Recorrendo ao exemplo de algumas das primeiras mensagens, André Melícias falou sobre o seu sentido, o circuito que seguem, o seu conteúdo. Trata-se sobretudo de “pedidos de oração, de agradecimento, desabafos, pedidos concretos de intercessão, que permitem conhecer os contextos familiares e históricos de uma determinada época”, esclareceu, a propósito do conteúdo e interesse das mesmas.

Em seguida, Marco Daniel Duarte abordou as fotografias dos Pastorinhos, explicando que os primeiros retratos – 11 só no ano de 1917 -  vão fixar os rostos de Lúcia, Francisco e Jacinta Marto, numa primeira fase até à sua beatificação, e as reproduções feitas posteriormente, em foto ou pintura, foram acrescentando detalhes que revelam uma  intencionalidade que sublinhava a importância do fenómeno de Fátima, afirmou esta noite o diretor do Museu do Santuário de Fátima.

“A figuração da Virgem e dos videntes era importante para a afirmação do acontecimento de Fátima”, afirmou Marco Daniel Duarte.

A expressão dos rostos, a presença de velas, o terço na mão e os trajes típicos da sua atividade, como pastores, revelam uma intencionalidade na figuração dos três videntes, integrando-os num determinado ambiente, mas conferindo-lhes, ao mesmo tempo, elementos que os transportam para um acontecimento relevante.

No final, Marco Daniel Duarte anunciou que a 5, 6 e 7 de julho, o Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, vai levar a cabo a 8.ª Edição do Curso de Verão do Santuário de Fátima, sobre a temática da Peregrinação, um tema “chave”, na história da Cova-da-Iria.

O webinar desCodificar Fátima, teve lugar nas quartas-feiras de janeiro, e pretendeu dar resposta a muitas interrogações que Fátima suscita junto dos peregrinos e investigadores, fazendo chegar os resultados da investigação científica sobre Fátima a diferentes públicos, em diversas geografias.

Esta segunda edição convidou a refletir sobre a coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima e o jornal “Voz da Fátima”; a ritualidade da celebração da noite em Fátima e as obras de arte da Basílica da Santíssima Trindade; a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima e o Museu do Santuário de Fátima; e o correio de Nossa Senhora de Fátima e as fotografias dos Santos Francisco e Jacinta Marto, no último dia do seminário.

 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, em inglês, na Capelinha das Aparições

  • 15h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.