26 de abril, 2012

É preciso ajudar as crianças a crescer no desejo de serem generosas
D. Virgílio do Nacimento Antunes, bispo de Coimbra, preside este ano à Peregrinação das Crianças a Fátima, nos próximos dias 9 e 10 de junho. O convite foi-lhe feito por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, a 10 de junho de 2011, precisamente a um dia antes de D. Virgílio deixar de exercer funções como reitor do Santuário de Fátima.
D. Virgílio Antunes recorda agora ter sentido “uma enorme alegria” no momento em que recebeu o convite, mesmo no final da Peregrinação das Crianças de 2011.
“Naquela altura, quando me preparava para deixar Fátima e entrar em Coimbra como bispo, senti que Deus continuava a querer-me ali ao serviço da mensagem de Sua Mãe, de Nossa Senhora. Em Fátima, Ela dirigiu-se aos Três Pastorinhos e quis, agora, por meio de mim, continuar a dirigir a Sua palavra de salvação a todos os que estarão em Fátima”, afirma D. Virgílio Antunes, em declarações  à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.
A Peregrinação das Crianças é uma das maiores e mais festivas peregrinações ao Santuário de Fátima. Realiza-se sempre nos dias 9 e 10 de junho e este ano propõe à reflexão dos peregrinos o tema "O que é que vossemecê me quer?", numa alusão à pergunta colocada pelos videntes a Nossa Senhora, a 13 de maio de 1917, em Fátima.
Para a peregrinação deste ano, D. Virgílio Antunes prepara-se para transmitir aos pequenos peregrinos a mensagem “da alegria de acolher no coração os apelos de Nossa Senhora, na sua primeira aparição em Fátima”.
“Nossa Senhora, na sua primeira aparição, perguntou aos pastorinhos se queriam oferecer-se a Deus e eles não hesitaram na resposta. As crianças estão cheias de generosidade; é preciso que as ajudemos a crescer no desejo de serem generosas”, afirma.
“Gostaria de lhes transmitir o gosto de dar a vida e de a pôr ao serviço dos outros, à maneira do Francisco e da Jacinta. Peço a Deus que me dê essa capacidade, para que a peregrinação seja um momento marcante da caminhada cristã que as crianças estão a fazer na sua família e na catequese paroquial”, conclui.
Nas mesmas declarações, D. Virgílio Antunes recorda os tempos em que integrou a equipa que anualmente organiza esta peregrinação: “Fiz parte da Comissão que prepara a peregrinação ao longo de vários anos, como diretor do Serviço de Peregrinos e depois como reitor do Santuário, e pude experimentar o esforço que se faz para que todos os pormenores sejam cuidados e a mensagem passe às crianças. Senti a responsabilidade de tudo fazer para que a peregrinação fosse um momento alto na vida das crianças, das suas famílias e da sua caminhada na catequese”.
D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, foi reitor do Santuário de Fátima entre setembro de 2008 e junho de 2011. Antes desta data e desde 2005 foi capelão do Santuário de Fátima. Foi ordenado bispo a 3 de julho de 2011, na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, e entrou solenemente na diocese de Coimbra a 10 de Julho de 2011.
Mais informações sobre a Peregrinação das Crianças 2012: #
LeopolDina Simões
PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.